5 Passos fundamentais para escrever um blog de qualidade

truques-para-escrever-blog

5 Passos fundamentais para escrever um blog de qualidade

Quer tenha um blog por hobbie ou por motivos profissionais, provavelmente vai dar conta que escrever um blog de qualidade e de sucesso exige muito trabalho. Deixamos aqui 5 dicas para quem se vai iniciar neste incrível mundo da blogosfera!

Encontre um nicho e pesquise informação credível.

Ter um blog é 50% escrita, 50% organizar informação. O primeiro passo para começar um blog de sucesso é escolher o seu nicho ou, por outras palavras, o tema sobre o qual vai escrever. Ninguém “sabe tudo sobre tudo”, por isso é melhor focar-se num tema que lhe interessa, no qual se sente à vontade e sobre o qual dispõe de informação credível. A partir do momento em que alguém repara numa informação falsa no blog, arrisca-se a perder toda a credibilidade que tentou construir durante anos! Resumindo: ter informação credível é tão imprescindível como saber escrever bem. 

Adote uma escrita ativa, nunca escreva relatórios! 

O segundo passo para ter um blog de qualidade é perceber o comportamento das pessoas online. Embora as pessoas estejam à procura de informação, ninguém quer ler um relatório de números ou uma apresentação digna de apresentar à ONU. Tente adotar um estilo de escrita mais empático e mais ativo no seu blog. Evite as frases excessivamente longas, use a voz passiva com moderação, prefira tempos verbais que usa na fala (por exemplo, “vou comer” em vez de “comerei”) e não use o gerúndio e o particípio passado se houver alternativas. A escrita para blog deve ser relaxada; escreva algo que gostaria de ler.

Deite uma pitada de humor 

É verdade que “mais vale cair em graça do que ser engraçado”, mas uma pitada de humor pode fazer maravilhas por um blog. O humor pode ser uma via para criar um tom de voz diferente para o seu blog e fazer com que se destaque dos restantes, ou funcionar como uma maneira de “descomplicar” temas tabu. Não é por acaso que é tão usado em copywriting e nas redes sociais! Se não lhe ocorre nada naturalmente, não há porque forçar. Mas, se tem uma veia humorística, não se coíba de a usar. 

Aprenda que nem tudo é o que parece

É certo que dissemos acima que ter um blog é “50% escrita, 50% organizar informação”, mas nem tudo o que se escreve e nem tudo o que se organiza está à vista. Quando falamos de blogs e websites, é muito importante aprender técnicas de otimização para motores de busca (SEO). Pode parecer todo um mundo novo, mas basta fazer alguns ajustes à sua escrita e à forma como estrutura o seu blog para correr muito melhor!

Seja consistente

Por último: seja consistente. A única maneira de manter o seu público interessado no seu blog é ser consistente em termos de qualidade e de produção. Não se lembre que tem um blog só a cada 6 meses, porque vai parecer completamente abandonado e perderá os seus fiéis seguidores! Estruture um plano trimestral para o blog para nunca abrandar o ritmo e pensar bem nos temas que quer abordar.

Agora… toca a escrever!

Precisa de ajuda noutras áreas? Veja o que temos reservado para si.

Fixando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s