
Se a pandemia nos trouxe mais tempo em casa com os nossos companheiros de 4 patas, trouxe também à luz do dia muitos dos seus problemas comportamentais que, com mais tempo de convívio, deixam os nervos de qualquer dono à flor da pele.
Mas não é caso para entrar em pânico ou desesperar! Na maioria das vezes, estes comportamentos podem ser corrigidos com pequenos exercícios, mudanças de comportamento dos próprios donos (sim, leram bem!) e, em último caso, treinos assíduos de reeducação. Hoje deixo-vos algumas dicas de como contornar aquele comportamento do vosso patudo que vos tira a paz de espírito…!
SABER IMPOR LIMITES
Todos sabemos que os olhinhos adoráveis dos nossos cães – principalmente quando ainda são cachorrinhos – podem muito bem levar a melhor de nós na hora de corrigir. No entanto, os cães são seres extremamente inteligentes, e rapidamente vão perceber que poderão escapar a qualquer ralhete com esta técnica. É muito importante resistir! Os cães pequenos são como crianças, e precisam de ser corrigidos no momento certo!
Por exemplo: um cachorrinho que mordisca quando é pequenino, não aleija o dono e por isso não é corrigido (merecendo ainda uns mimos extra por ser tão fofo). Não percebe porque é que, passados uns meses e já com o dobro do tamanho, já não é aceitável morder… e por isso, irá continuar a fazê-lo, mesmo que magoe o seu dono com a mordida, porque sempre foi um comportamento positivo até então.
Resistam aos olhinhos, e mostrem quem manda em casa!
Correções Positivas SEMPRE
A agressão NUNCA é a solução para corrigir um comportamento inadequado. No máximo, o que trará ao cão é medo e trauma, o que poderá trazer imensas complicações comportamentais e de saúde ao seu animal. No caso de o seu cão fazer xixi num sítio errado – ao bater-lhe, ele irá assimilar que o próprio ato de fazer xixi é errado, ganhará medo de o fazer e poderá mesmo tentar ao máximo aguentar podendo, claro, trazer graves complicações à sua saúde (coprofagia – esconder xixi e comer as próprias fezes).
A melhor solução é sempre a compensação positiva, dando petiscos ou carinhos sempre que ele faz bem, para que ele compreenda que o comportamento que quer que ele faça é um comportamento positivo. Para corrigi-lo, experimente fazê-lo vocalmente, ou através de sons que o incomodem, mas sem nunca o magoar. Assim terá um cão feliz, sem traumas e bem comportado!
Não mostrar parte fraca
Uma situação recorrente nos meus alunos e nos seus donos é que, muitas vezes, os exercícios funcionam só comigo, ou os cães obedecem aos donos apenas quando eu estou presente. Isto pode ser muito frustrante, mas o motivo é muito simples: a falta de persistência.
Por muito difícil que seja chegar a casa ao fim de um dia de trabalho, e ter de manter uma postura líder e corrigir o vosso cão, é fundamental que assim seja, até o vosso patudo estar ensinado. Caso contrário, ele irá perceber qual é o vosso limite, e tentará ao máximo quebrar-vos, para poder fazer as traquinices todas à sua vontade!
Assim, é crucial que se mantenham firmes nos vossos exercícios, e mostrar-lhes que continua a ser errado subir à mesa de jantar/comer as plantas/ladrar para a porta de casa, mesmo ao fim do dia com os donos cansados!
Em casos especiais de cães com traumas – de onde vêm geralmente comportamentos agressivos, medos, ansiedades -, ou comportamentos que não conseguem de todo corrigir, é sempre bom procurar um especialista em comportamento canino, que vos possa direcionar e ajudar a tornar a sua vida e a do seu patudo mais feliz – é para isso que aqui estou!
Biografia:
O meu nome é Nayara Borges, tenho 27 anos, e sou do Brasil, vivendo atualmente em Lisboa. Desde os 9 anos que trabalho com treino canino, sempre ao lado do meu pai, que me deu as bases para desenvolver a minha paixão por comportamento animal. Especializei-me e trabalhei com treino canino doméstico e policial, e mais tarde percebi que a minha vocação em comportamento animal se estendia a todos os animais, começando a trabalhar com conservação e condicionamento de animais exóticos.
Atualmente, estou em Portugal a desenvolver o meu projeto pessoal de Conservação, que complemento com a minha paixão por comportamento e treino canino! Podem saber mais no meu website ou no meu instagram!