5 Dicas Para Preencher os IRS para Trabalhadores Independentes (Cat B)

5 Dicas Para Preencher os IRS para Trabalhadores Independentes (Cat B)

Ser trabalhador independente não é fácil. Entre passar recibos, fazer declarações trimestrais à Segurança Social e ser o seu próprio contabilista, há sempre muitas deadlines e obrigações a cumprir. E agora que falta menos de um mês para a data limite de entrega do IRS, deixamos aqui algumas dicas para os trabalhadores independentes preencherem o seu IRS mais rápido.

  1. Opte pela declaração pré-preenchida. Os trabalhadores da categoria B nunca terão um IRS automático, mas é mais fácil se optar por uma declaração pré-preenchida. Se houver retenções da fonte, estas vão aparecer automaticamente. 
  2. Verifique o IRS dos anos anteriores. Se nos anteriores também teve rendimentos da categoria B, precisa de verificar o IRS dos anos anteriores para inserir os rendimentos do “ano-1” e do “ano-2”.
  3. Faça as contas antecipadamente. Quase todos os trabalhadores independentes prestam serviços com mais do que um CAE. Se nem todas as suas actividades estão no quadro do CIRS (especialmente se acumular serviços e vendas), faça as contas de quanto facturou por cada CAE para declarar no quadro 4. Se precisar de apurar lucros e prejuízos fruto da sua actividade comercial, o melhor é preparar a declaração de impostos com um contabilista.
  4. Verifique as suas despesas. Quando opta por uma declaração pré-preenchida, o Estado tem em consideração as despesas registadas no e-factura. Mas verifique sempre as despesas associadas à sua actividade profissional, incluindo as despesas com seguros de trabalho e prestações sindicais. 
  5. Preencha o anexo SS. Não se esqueça que, como trabalhador independente, tem de preencher o anexo SS se obteve rendimentos iguais ou superiores a 6 x IAS (2.573,40€). Caso já tenha entregue a sua declaração e se tenha esquecido deste anexo, ainda vai a tempo de preencher uma declaração de substituição. Se tem dúvidas quanto aos anexos a entregar, o melhor é pedir a ajuda de um contabilista profissional para preencher o IRS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s