
Quase todos nós temos pelo menos um móvel do IKEA nas nossas casas. Mas termos todos exactamente o mesmo estilo de móveis pode tirar personalidade à decoração de interiores da nossa casa. Se quer decorar a sua casa sem usar móveis do IKEA ou evitar que pareça um alojamento local, deixamos aqui quatro alternativas.
Lojas de mobiliário vintage
Se está à procura de uma decoração realmente única, o melhor sítio para começar a procurar são lojas de mobiliário vintage. Estas peças já não são fabricadas em grandes quantidades, por isso será difícil encontrar alguém com móveis exactamente iguais. Algumas lojas de mobiliário vintage focam-se em artigos concretos, como candeeiros ou mobiliário mid-century, enquanto outras misturar mobiliário da época dos Descobrimentos com peças do séc. XX.
Móveis feitos por medida
Para quem quer evitar a montagem de móveis IKEA, ou para quem quer evitar móveis com medidas standard, fazer móveis por medida com um carpinteiro é uma óptima alternativa. Os móveis à medida permitem-lhe aproveitar ao máximo o espaço que tem disponível – incluindo aqueles cantinhos que nunca conseguiu aproveitar para arrumação. Assim, também consegue escolher os acabamentos que deseja.
Flea Markets & Mercados de antiguidades
Além das lojas de mobiliário vintage, os flea markets e os mercados de antiguidades podem ser outra fonte de inspiração para mobilar a sua casa sem usar móveis do IKEA. Mercados tradicionais, como a Feira da Ladra em Lisboa ou a Feira da Vandoma no Porto, também podem ser bons sítios para encontrar móveis ou acessórios vintage capazes de dar personalidade à decoração. E a probabilidade de encontrar uma pechincha é ainda maior!
Heranças de família
As heranças de família (álbuns de fotos, telefones e máquinas de escrever antigas, relógios) são outra possibilidade para decorar a sua casa e torná-la diferente dos cenários estéreis que vemos em alojamentos locais. Estes pequenos detalhes contam uma história que é só sua. Outra opção é usar fotos, postais, souvenirs e recordações pessoais.