5 Dicas para principiantes em fotografia

  1. Tirar fotos de manhã ou ao fim do dia, em vez fotografar a meio do dia enquanto os Sol está mais forte. Assim, a luz fica mais suave na cara das pessoas e faz sombras menos severas, que comprometem o equilíbrio da foto. Ao meio-dia ninguém fica favorecido e é péssimo para pessoas com óculos!
  1. Não usar a objectiva que vem com a câmara. As objectivas que vêm com a câmara são uma espécie de “pau para toda a colher” e objectivos todo o terreno. No entanto, é preferível escolher uma objectiva para o tipo de fotografia de que mais gosta. As objectivas de 35mm são melhores para fotografar pessoas, enquanto as de 85mm (ou mais altas) são perfeitas para paisagens e fotografias à distância, e as lentes de 24 mm (ou menos) são melhores para fotografar espaços interiores e eventos.

3. Começar com uma câmara DSLR e não com uma câmara digital “simples” (também conhecidas como câmaras “point and shoot” em Inglês). Nestas últimas não dá para modificar a abertura, a velocidade do obturador, nem a sensibilidade à luz. Isso significa que nunca vai ficar a aprender os princípios da fotografia nem saber ligar os elementos de luz disponíveis ao espaço. 

4. Comprar câmaras em segunda mão. Outra boa dica para principiantes é comprar uma câmara fotográfica em segunda mão. As câmaras DSLR são muito caras, mas as profissionais são ainda mais (normalmente oscilam entre os 2000 e os 3000€, ao que ainda acrescem objectivas e acessórios). Comprar uma câmara em segunda mão para aprender permite reduzir os custos até ter a certeza se é mesmo esse o seu caminho. 

5. Tirar fotos em formato raw, para depois conseguir editar no lightroom ou no software da câmara (por exemplo, a Nikon tem o seu próprio software para editar). Estes programas permitem modificar a exposição, a saturação das cores, acrescentar efeitos (como ruído) e fazer todo o tipo de modificações para as fotos parecem mais profissionais. 

6. Nunca usar o flash da câmara. Quando é preciso mais luz, é preferível comprar uma luz externa e/ou usar um difusor de luz para espalhar a luz por todo o cenário.

Se precisar de ajuda para a sua sessão fotográfica escolha um fotografo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s