5 Dicas para melhorar a canalização de casa

5 Dicas para melhorar a canalização de casa 

Água suja? A água quente demora a sair? Veja 5 dicas para melhorar a “pichelaria” de casa

  1. Canalização em PVC

Se a sua canalização tem mais de 20 anos, está na hora de a trocar. As canalizações mais antigas são de metal, que se vai desgastando e liberta resíduos para a água (quando passa alguns dias fora de casa e volta a ligar a água, sai castanha? É ferro). Hoje em dia o mais comum são os canos em PVC, que suporta as temperaturas da água quente. Pode informar-se com um canalizador sobre outros tipos de condutas. 

  1. Eliminar o chumbo no contador

Sabia que pode ter chumbo em casa? Nas casas mais antigas, é frequente encontrar um cano de chumbo junto ao contador da água. Os contadores mais recentes, com telemetria, não são usados com este tipo de canos — se já tem um, pode respirar de alívio. Mas se ainda tem um contador antigo e nunca trocou a canalização, não espere mais tempo para trocar os tubos! O chumbo tem perigos para a saúde e pode contaminar a água. 

  1. Colocar o termoacumulador numa posição estratégica 

Os esquentadores têm de estar num local bem ventilado, pois funcionam a gás. Mas se usa um termoacumulor, mais conhecido como “cilindro”, o ideal é colocá-lo próximo de uma das casas de banho. Assim, a água quente chega quase imediatamente e não arrefece no trajecto! 

  1. Torneiras que poupam água 

Uma forma de melhorar a canalização de sua casa é usar torneiras inteligentes que ligam e desligam com sensor. Não só é uma opção mais ecológica, como também poupa água. De resto, já são bem conhecidos os autoclismos com duas descargas, que também permitem poupar águas. Se tem um duche, também pode escolher uma cabeça com mais ou menos caudal. Finalmente, não se esqueça de reparar todas as torneiras/ reparação de sanitas que pingam “uma ou outro gotinha” que continuam a perder água. 

  1. Usar todos os pontos de água todas as semanas

Outra super dica para melhorar a canalizar de casa é usar todos os pontos de água todas as semanas (ou, no mínimo, a cada 15 dias). O que quer isto dizer? Tão simples quanto isto: deve pôr água a correr em todas as torneiras. Com este truque simples, mantém o nível da água do sifão, evita os maus cheiros e não deixa que se acumulem bactérias. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s