Como combater o stress no desconfinamento

Como combater o stress no desconfinamento 

O confinamento foi uma época stressante das nossas vidas, mas o desconfinamento não é um alívio imediato. Continua a pairar sobre nós o medo constante de contágio ou de um novo surto. Por isso, deixo aqui algumas sugestões para combaterem o stress durante esta fase de desconfinamento. 

  1. Praticar exercício físico. 

Uma das melhores coisas que podem fazer para combater o stress é praticar exercício físico regularmente, de preferência 30 minutos por dia. Fazer exercício diminui a quantidade de cortisol, que está ligado ao stress, e liberta endorfinas que nos fazem sentir melhor. Prefira exercícios moderados, como andar a pé ou de bicicleta, que não obrigam a esforços, e evite desportos radicais ou de competição. 

  1. Aceitar que não podemos controlar tudo. 

Para conseguir combater e controlar o stress, precisamos de aceitar que não conseguimos controlar tudo. Há coisas que nos ultrapassam, e a pandemia de COVID-19 é uma delas. Fazer psicoterapia ou uma consulta de psicologia regular pode ser uma forma de lidar com os seus medos e anseios e de se sentir melhor. A única coisa que está nas nossas mãos é ler informação fidedigna. 

  1. Fazer meditação, yoga e técnicas de relaxamento. 

Outra das formas de combater o stress durante o desconfinamento é fazer meditação e aliviar a tensão dos músculos. Quando estamos stressados, todos os músculos ficam tensos, incluindo os músculos faciais e os músculos pélvicos. Fazer yoga e massagens profundas musculares é uma forma de relaxar e diminuir o stress durante o desconfinamento. 

  1. Usar remédios naturais para o stress. 

Há calmantes naturais para combater o stress, como chás plantas medicinais (valeriana, camomila, cidreira, lavanda) ou óleos essenciais das mesmas plantas. Além disso, os alimentos ricos em ómega-3 (salmão, truta, sementes de chia, amendoim) também são benéficos para o sistema nervoso e ajudam a diminuir o stress naturalmente.

Diminuir o stress exige muitas mudanças no dia a dia. Precisamos de mudar a alimentação, controlar doenças crónicas, trabalhar no nosso bem-estar psicológico, fazer exercício, alterar hábitos… Se acha que não consegue fazer tudo sozinho, experimente um coaching de bem-estar

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