Precisa de um conselho? Precisa de falar com alguém? Não se feche em copas!

Sabia que a sua saúde física é muito influenciada pela sua saúde mental? Muitas pessoas não fazem a ligação imediata, mas existem sinais físicos de que está a passar por uma fase mais stressante.

Pode notar que tem descamação do couro cabeludo, pode notar a pele mais secas, um aumento ou redução do apetite, palpitações no coração, tensão mais alta, respiração mais rápida, formigueiros nas mãos, tonturas, entre muitos outros efeitos latentes da ansiedade ou do stress.

Há situações comuns que acompanham estes sintomas… Algo lhe tira o sono? Sente um aperto no peito? Parece que não consegue ficar parado? As pessoas dizem-lhe que parece ansioso? Pare, respire e pense. É nestas alturas que deve fazer uma introspecção e realmente perceber se há alguma coisa em concreto que o/a preocupa em demasia.

Depois, fale com alguém. Pode parecer um cliché, mas não é. Falar ajuda imenso, não só porque está a racionalizar e a desmistificar as sensações que sente, mas principalmente porque está mais perto de perceber aquilo que o/a preocupa. Isto é o primeiro passo para encontrar a solução para o problema.

Se já sabe o que lhe preocupa, melhor ainda – é menos um passo pelo qual tem de passar. Mas até nestes casos pode precisar de ajuda para gerir e tentar superar a situação da melhor forma, ao invés de ir por tentativa e erro.

Se é daquelas pessoas que habitualmente guarda tudo para si, saiba que existem estudos que demonstram que as pessoas que reprimem menos têm uma esperança média de vida mais longa.

Menos repressão e supressão das suas emoções ajuda a lidar e a aliviar a ansiedade/stress. Mas não quero parecer que sou profissional, sou apenas uma pessoa que conhece intimamente os problemas da ansiedade. 

Se tem algo que lhe preocupa, não se feche em copas! Procure apoio psicológico e fale com um psicoterapeuta especializado em stress e ansiedade. Mesmo que não saiba porque se sente assim, o trabalho do psicoterapeuta é ajudar a descobrir e dar-lhe ferramentas para lidar com as mais diversas situações adversas.

Necessita de uma consulta de psicologia ou de uma consulta de aconselhamento matrimonial? Veja o que a Fixando tem reservado para si!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s