
Como se cuidar enquanto faz exercício no calor
Fazer exercício ao ar-livre é preferível do que estar encerrado num ginásio. Mas quanto as temperaturas começam a subir acima dos 30ºC, será a melhor opção? Aprenda como se cuidar enquanto fazer exercício no calor!
Escolher bem a hora para fazer exercício
De manhã cedo ou ao final do dia: procure fazer exercício nas horas mais frescas do dia. Nunca faça exercício durante a tarde, mesmo que esteja na praia. Se não gosta de se levantar cedo, ou se chega tarde, veja aqui alguns exercícios que pode começar a fazer em casa.
Exercícios menos intensos
Quando fazemos exercício com temperaturas frias ou temperaturas muito altas, o nosso corpo já está a fazer mais esforço. Por isso, não é conveniente aliar exercícios intensos e extenuantes com temperaturas muito altas. Faça um plano de treino mais leve com a ajuda de um personal trainer ou comece a praticar modalidades um pouco mais leves, como pilates, yoga ou o tai-chi.
Cuidados para a pele
Fazer exercício ao ar livre nesta altura do ano, é preciso ter cuidados especiais com a pele, sobretudo nas zonas mais expostas, como a cara e os braços. Comecemos pelos cuidados básicos: usar protector solar nos braços e na cara, óculos de Sol para proteger os olhos, um chapéu e uma t-shirt de algodão que cubra os ombros e as costas (nada de tops, pois esta pele é sensível e queima com facilidade!). As fibras naturais, como o algodão, o pamuk e o modal são preferíveis às fibras sintéticas, que não deixam respirar a pele.
Mantenha-se nutrido e hidratado
Se vai fazer exercício no exterior, é importante manter-se hidratado. Leve água, chá frio, kombucha (que também tem um efeito prebiótico) numa termos e vá bebendo ao longo do dia. Evite comidas excessivamente picantes que o podem fazer transpirar mais ou refeições pesadas. Prefira os alimentos de absorção lenta, frutas e legumes com elevado teor de água (como a melancia, o melão ou os morangos).