Cardápio Semanal: como criar um menu semanal e economizar dinheiro?
Criar um menu semanal não só ajuda a manter um estilo de vida mais saudável, como lhe permite poupar dinheiro. Aprenda como criar um menu semanal e economizar dinheiro!
- Faça a lista de refeições para toda a semana
Um cardápio semanal não é mais do que uma lista de refeições para toda a semana. Assim, não tem de estar sempre a pensar “no que fazer” e consegue deixar todas as refeições planeadas com antecedência. Pode fazer a “meal prep” aos fins de semana e deixar algumas bases para várias receitas. Esta é a primeira parte do truque para evitar o desperdício alimentar!
Dica extra: prepare o seu cardápio com base em ingredientes que tem sempre na cozinha, como o arroz, a massa, as leguminosas (feijão, grão de bico, lentilhas), aveia e outros cereais, polpa de tomate, ovos, e alguns legumes base (cenoura, cebola, alho-francês, pimento).
- Faça a lista de compras
Faça uma lista de compras com base no cardápio semanal que planeou. Basta ir ao supermercado uma vez por semana e não precisa de estar sempre à procura de ingredientes. Por outro lado, também evita comprar coisas e alimentos que não vai usar. Esta é a segunda grande poupança: não acaba por deixar alimentos esquecidos na prateleira até perderem a validade!
- Contudo, deixe algum espaço para improvisar
Embora seja bom ter um cardápio definido, deixe algum espaço para improvisar no supermercado. Por exemplo, escolha sempre a fruta e os legumes mais frescos, até porque é fácil trocar e substituir nas receitas. Da mesma forma, se não houver algum ingrediente específico no supermercado, compre uma alternativa que o possa substituir na receita! Não vale a pena perder tempo a meio da semana só para comprar 1 ingrediente.
Está sempre a correr de um lado para o outro, do trabalho para casa e da casa para o trabalho, procure empregadas domésticas no Porto ou empregadas domésticas em Lisboa.