O glúten engorda?

Hoje em dia, já não é raro ouvirmos falar de “dietas sem glúten”. Mas será que o glúten engorda mesmo?

O que é o glúten?

Em primeiro lugar, precisamos de perceber o que é o glúten. O glúten é uma proteína que encontramos em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte. É também a proteína que dá elasticidade e viscosidade à massa do pão, dos bolos e das bolachas. Portanto, está presente no pão, nas bolachas, na cerveja, nas barras de cereais, na pizza, em alguns molhos (espessados com farinha) e até em alguns embutidos. 

Entre os cereais que não têm glúten encontramos a aveia (confirme na embalagem se não há contaminação cruzada no local de fabrico), o milho e o arroz. Além disso, há vários pseudocereais sem glúten, como a quinoa, o millet e o trigo sarraceno. Nas receitas de bolos e bolachas, podem ainda fazer-se substituições por amido de batata ou farinha de mandioca.

O glúten faz mal à saúde?

Não, o glúten não faz mal à saúde. Aliás, quando consumido em doses certas, ajuda a manter a flora do intestino delgado, o que ajuda na digestão e regula o trânsito intestinal. 

No entanto, há um grupo de pessoas para que o glúten é prejudicial: os celíacos. A doença celíaca é uma doença autoimune do intestino delgado e causa uma sensibilidade permanente ao glúten. Quem sofre desta doença tem vários problemas gastrointestinais, como diarreia prolongada, inchaço abdominal,  náuseas, vómitos e perda de apetite. 

Nas crianças, pode atrasar o crescimento. Como os sintomas acabam por afectar a  absorção de todos os outros nutrientes, é comum terem dificuldade em ganhar peso, baixa estatura, alteração no esmalte dos dentes e anemia por falta de ferro. Não tem cura, mas os sintomas desaparecem com uma dieta isenta de glúten. 

Em Portugal, segundo a Associação Portuguesa de Celíacos, existem entre 70.000 e 100.000 celíacos. Além dos doentes celíacos, há pessoas intolerantes ao glúten. Isto é, que têm dificuldades em digerir o glúten e que podem notar inchaço ou diarreia depois de comer glúten. Se sente estes sintomas, procure um médico para perceber qual é o motivo do seu mal-estar. 

Então, posso comer glúten? O glúten não engorda?

Se não sofre de doença celíaca ou intolerância ao glúten, não há qualquer motivo para eliminar o glúten da sua dieta. No entanto, muitos dos alimentos que contêm glúten são altamente calóricos, como o pão e os cereais de pequeno-almoço. Talvez seja por isso que, ao eliminar o glúten da dieta, algumas pessoas perdem peso. Tudo depende dos alimentos que usaram para os substituir! 

Contudo, não é facto de eliminar o glúten que leva à perda de peso – mas sim as alterações alimentos. Se está a tentar perder peso de forma saudável, use a Fixando para procurar nutricionistas em Lisboa, nutricionistas no Porto e em todos os outros distritos do país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s