A água ajuda a recuperar mais rápido após o exercício? 3 coisas que precisa de saber

A água é um elemento crucial antes, durante e após o exercício. Por isso, a resposta à pergunta é sim, a água ajuda a recuperar após o exercício. A hidratação do corpo é essencial para o nosso bem-estar, mas essa não é a única forma de usar a água depois dos treinos. Veja aqui 3 sugestões para recuperar mais rápido dos treinos!

1. Duche de água fria

Sim, leu bem! Tomar um duche de água fria a seguir à prática do exercício faz muito bem ao seu corpo. Para além de ajudar a recuperar mais rapidamente o músculo, esta técnica também desperta o seu corpo de modo a que este não ceda ao cansaço. Ganha um boost, não só físico como também mental para o que resta do seu dia. De resto, esta técnica até é usada por muitos atletas de alta competição! A água quente só deve ser usada quando é preciso relaxar os músculos como acontece nos casos de contraturas e cãimbras.

2. Gelo

Uma forma mais agressiva e eficaz de recuperar depois do treino é usar gelo. O banho de gelo diminui o fluxo sanguíneo e a inflamação. Deve aplicar gelo até 48 horas depois do treino e não deve ultrapassar os 20 minutos de uso. Pode passar pedras de gelo pelas zonas que sente mais pesadas ou pode fazer um banho de gelo durante alguns minutos. Mas atenção, siga sempre os conselhos de um profissional da área, como um treinador ou um personal trainer.

3. Não beba água com açúcar

Existe o mito que a água com açúcar ajuda nas dores musculares. Pois bem, esse mito é MENTIRA! A teoria de que as dores musculares são provocadas pela acumulação de ácido láctico nos músculos e que é preciso tomar açúcar para reverter a situação. No entanto, não há qualquer vantagem em consumir grandes quantidades de açúcar. Deve, isso sim, procurar ter uma alimentação equilibrada antes e depois do treino.

Ficam aqui então três dicas que deve ter em conta sobre a utilização de água após o exercício físico. A água é um nutriente crucial para o nosso corpo e nada melhor do que consultar um nutricionista para lhe fazer um plano de alimentação adequado aos treinos. E não se esqueça que, seja treinar, seja em qualquer outra situação, o consumo de água é muito importante na sua saúde.

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