Durante a pandemia, os eventos tiveram de se reinventar online. De repente, todos começámos a ir a “webinars”, a assistir a congressos 100% online ou a ter aulas em plataformas que nunca tínhamos usado. E parece que os eventos digitais vieram para ficar. Afinal de contas, têm várias vantagens: como não é necessário deslocar-se para participar, é mais fácil reunir todos os congressistas na mesma data. Além disso, o custo é mais baixo, o que possibilita que uma pessoa participe em mais eventos num menor espaço de tempo. Mais, quase todos os eventos podem assumir um formato online, incluindo:
- Congressos – os congressos online servem para reunir diferentes autoridades numa determinada área e apresentar as novidades do sector. Na versão online, os convidados podem pré-gravar a sua participação ou apresentar em direto, enquanto o público se une à emissão. Não precisa de haver espaço para perguntas e respostas, embora seja uma opção.
- Meetup – este tipo de eventos é muito comum em startups e empresas de tecnologia, e serve para networking, trocar experiências e contactos. É necessário que todos os participantes interajam em direto e que todos possam falar.
- Palestras – muito semelhante ao congresso, mas geralmente há apenas um convidado que fala para toda a audiência. Normalmente, o convidado faz-se acompanhar de uma apresentação para explicar melhor. É um evento perfeito para apresentar um conceito mais técnico.
- Webinar – um dos formatos mais interessantes para angariar contactos de potenciais clientes (aliás, os marketers B2B acreditam que é o formato que melhor resulta para adquirir leads de topo de funil!). Neste caso pode dispensar a apresentação de apoio e fazer algo mais relaxado, mas é indispensável que reserve tempo para perguntas e respostas. Ao responder a perguntas específicas e em direto, também demonstra o seu know-how.
Consulte empresas de organização e planeamento de eventos e também encontrará um conjunto de profissionais da área capazes de lhe indicar a melhor solução. Não se deixe estagnar e entre nesta nova forma de aprender e comunicar que a pandemia nos ensinou. O futuro é hoje… e é online!