Ficar muitas horas sentado tem efeitos prejudiciais para a saúde. Enfraquece os músculos, afeta a saúde cardiovascular, piora o colesterol e aumenta o risco de desenvolver diabetes e hipertensão, com todas as consequências que cada um destes fatores acarreta. Apesar disso, o estilo de vida atual obriga muitas pessoas a passar várias horas por dia sentadas.
Então, será que o exercício físico regular é capaz de atenuar estes efeitos? Será possível eliminar os efeitos de ficar sentado muito tempo? Segundo um estudo publicado na revista Lancet em 2016, as pessoas que passam oito horas sentadas precisam de 60 a 75 minutos de exercício físico por dia, com intensidade moderada, para eliminar estes riscos.
O exercício físico promove uma boa circulação sanguínea, combate a obesidade e estimula o metabolismo. Por isso, se tem uma vida sedentária, não deixe de tentar combater os efeitos de estar sentado com exercício regular, se possível diário, sempre ajustado às necessidades do seu corpo. Aliás, há pequenos exercícios que pode executar mesmo em intervalos do trabalho:
- subir e descer um degrau com 15 centímetros várias vezes (pode usar uma gaveta de madeira maciça para fazer este exercício de ‘step’);
- alongar os músculos a cada 20 minutos: levante-se, estique as pernas, rode a cabeça e o pescoço e alinhe os ombros;
- prefira as escadas ao elevador.
Outra alternativa para fazer exercício regular é caminhar todos os dias. O ideal é dar 10.000 passos por dia (pode contar os passos com o seu telemóvel ou com um smart watch). Como caminhar é um exercício mais leve, corresponde a andar aproximadamente 100 minutos por dia. Além disso, preferir as caminhadas é mais ecológico!
Contudo, como dizíamos antes, não se esqueça que estes são conselhos gerais. Deve certificar-se sempre que o seu plano de exercício se ajusta às suas necessidades. Consulte um personal trainer e procura um nutricionista no Porto ou um nutricionista em Lisboa para encontrar acompanhamento profissional e conseguir a vida saudável e equilibrada que deseja!