O acrónimo ROI significa “return on investment” ou, em Português, “retorno sobre o investimento”. Em Marketing, é importante medir o ROI de todo o tipo de investimentos para perceber onde é que a empresa pode estar a desperdiçar dinheiro e onde é que deve continuar a investir para crescer mais no futuro.
Só há um problema: como é que se calcula o ROI? Quando falamos em campanhas de publicidade online, por exemplo, há uma série de dados que facilitam o cálculo. Graças aos pixels, conseguimos saber quantos gostos ou vendas um determinado anúncio gerou. Mas, no que toca a eventos, como é que se calcula o ROI?
Para calcular o ROI, precisa de saber os seus KPIs
Antes de mais, precisamos de introduzir outra sigla: KPIs. KPI significa “key performance indicator” ou, em Português, “indicador chave de desempenho”. Sempre que uma empresa organiza um evento, tem um objetivo: aumentar a sua notoriedade, vender bilhetes, conseguir publicações na imprensa, etc.
Atingir ou não esse objetivo é o que determina se o evento foi um sucesso ou não. Portanto, tem de definir indicadores segundo o objetivo. Por exemplo, se quer vender bilhetes, o KPI mais importante será o número de bilhetes vendidos e o número de pessoas que, tendo bilhete, não faltou ao evento. Por outro lado, se quer aumentar a cobertura na imprensa, tem de fazer o clipping, contar o número de publicações, de artigos em blogs, etc.
Deixamos alguns exemplos dos principais KPIs para eventos:
- número de bilhetes vendidos ou de assistentes (no caso de ser um evento gratuito): quantas pessoas se registaram para assistir ao evento? Quantas compraram bilhetes e a que preço?
- taxa de participação no evento: entre as pessoas que se registaram ou compraram bilhete, quantas compareceram e quantas desistiram?
- interação dos participantes com marca: quantos participantes fizeram uma compra durante ou depois do evento?
- KPIs de relações públicas: número de publicações na imprensa, número de backlinks (links e outros sites e blogs), número de publicações nas redes sociais, tags.
Controlar os seus gastos
Agora que já consegue medir o impacto positivo do evento, também deve ter em consideração os gastos que incorreu. Para isso, é importante ter orçamentos de cada fornecedor (catering, segurança, convites, decoração, fotografia e vídeo, entre outros).
Em alternativa, recomendamos que peça um orçamento a empresa de organização de eventos no Porto ou uma empresa de organização de eventos em Lisboa com todos os serviços incluídos, de forma a não ter de se preocupar em procurar, encontrar e controlar vários fornecedores.