Muitas vezes, há mais do que uma palavra para definir a mesma ação. Talvez diga “passar a ferro” em vez de “engomar”, mas de certeza que já viu muitas “engomadorias”. Agora, a pergunta é: sabe qual é a origem do termo? “Engomar” vem de “meter em goma”.
Normalmente, associamos a “goma” a peças novas, sobretudo em toalhas e camisas. No entanto, antigamente tentava-se restaurar essa sensação de “novo” e voltar a estruturar o tecido sem a ajuda do ferro a vapor!
Como criar goma para engomar?
A forma mais simples de criar goma para engomar é usar uma mistura de água com amido, como amido de milho (a conhecida Maisena) ou o amido de batata, que também se encontra na maioria dos supermercados. Contudo, também é possível usar uma mistura de água com amido de trigo ou arroz.
Para tecidos mais sensíveis – como as fibras naturais de seda e linho – pode usar-se clara de ovo ou ‘goma arábica’ (uma resina natural que também é utilizada em aguarelas).
Depois mergulhe a peça com esta mistura em água morna e pendure para secar.
Como desenrugar a roupa sem o ferro de engomar?
Já agora, fique a saber que pode desenrugar a roupa sem o ferro de engomar! Depois de passar a goma, pode pendurar a peça num cabide e ligar a água morna ou quente. À medida que o humidade da água penetra no tecido, retira os vincos da roupa e a peça fica como nova.
A outra alternativa, especialmente se tiver pouco tempo, é usar um secador de cabelo. Mas atenção, deixe o secador sempre a 15 centímetros de distância para não danificar o tecido. Esta dica também é ouro se estiver de viagem: a roupa enruga-se sempre na mala, mas todos os quartos de hotel têm um secador! Em quinze minutos, tem a sua roupa de volta.
Ainda assim, deixamos a melhor dica para último! Se precisa de ajuda para lavar e engomar a sua roupa, procure limpezas domésticas no porto ou limpezas domésticas em lisboa