Como criar goma de engomar?

Muitas vezes, há mais do que uma palavra para definir a mesma ação. Talvez diga “passar a ferro” em vez de “engomar”, mas de certeza que já viu muitas “engomadorias”. Agora, a pergunta é: sabe qual é a origem do termo? “Engomar” vem de “meter em goma”. 

Normalmente, associamos a “goma” a peças novas, sobretudo em toalhas e camisas. No entanto, antigamente tentava-se restaurar essa sensação de “novo” e voltar a estruturar o tecido sem a ajuda do ferro a vapor! 

Como criar goma para engomar?

A forma mais simples de criar goma para engomar é usar uma mistura de água com amido, como amido de milho (a conhecida Maisena) ou o amido de batata, que também se encontra na maioria dos supermercados. Contudo, também é possível usar uma mistura de água com amido de trigo ou arroz. 

Para tecidos mais sensíveis – como as fibras naturais de seda e linho – pode usar-se clara de ovo ou ‘goma arábica’ (uma resina natural que também é utilizada em aguarelas). 

Depois mergulhe a peça com esta mistura em água morna e pendure para secar. 

Como desenrugar a roupa sem o ferro de engomar?

Já agora, fique a saber que pode desenrugar a roupa sem o ferro de engomar! Depois de passar a goma, pode pendurar a peça num cabide e ligar a água morna ou quente. À medida que o humidade da água penetra no tecido, retira os vincos da roupa e a peça fica como nova. 

A outra alternativa, especialmente se tiver pouco tempo, é usar um secador de cabelo. Mas atenção, deixe o secador sempre a 15 centímetros de distância para não danificar o tecido. Esta dica também é ouro se estiver de viagem: a roupa enruga-se sempre na mala, mas todos os quartos de hotel têm um secador! Em quinze minutos, tem a sua roupa de volta.
Ainda assim, deixamos a melhor dica para último! Se precisa de ajuda para lavar e engomar a sua roupa, procure limpezas domésticas no porto ou limpezas domésticas em lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s