Métricas para eventos: quais são e como medir?

Métricas para eventos: quais são e como medir?

Nem sempre é fácil medir o sucesso do seu evento. Para conseguir perceber se o seu evento foi um sucesso, precisa de definir objetivos e métricas para cada um desses objetivos (KPIs, de key performance indicators, ou indicadores chave de desempenho). Se não faz ideia do que esses KPIs podem ser, apresentamos aqui quais são as principais métricas para eventos.

Número de inscritos

Quantas pessoas compareceram ao evento? O número que pessoas que foi ao seu evento ficou dentro ou aquém das expectativas? Além disso, houve alguma diferença ao longo do tempo – as pessoas inscreveram-se com antecedência ou só alguns dias antes do evento? No caso de os bilhetes serem pagos, compram o preço completo ou com desconto?

Taxa de conversão 

Entre as pessoas que manifestaram interesse, quantas se inscreveram realmente no evento? O número de pessoas que se inscrevem no evento demonstra bem o ‘valor’ que o seu evento oferece ao seu público. 

Custo por participante

Outra das métricas que precisa de controlar é o custo por participante. Se não souber bem qual foi o custo, também não pode calcular o retorno sobre o investimento (ROI) do evento. Uma forma mais simples de manter todos os custos do evento sob controlo é contratar uma empresa de organização de eventos no porto ou uma empresa de organização de eventos em lisboa– assim só tem de falar com um fornecedor para controlar o orçamento.

Conversões

Das pessoas que foram ao evento, quantas pessoas acabam por ter uma interação com a sua empresa? Isto é, quantas deram o seu contacto, pediram amostras ou demonstrações de produto depois do evento? Se o seu objetivo é conseguir potenciais clientes, precisa de monitorizar o número de leads que adquiriu para medir o sucesso do evento.

Deixe um comentário