Como limpar carpetes e tapetes

Como limpar carpetes e tapetes

Pêlos de animais, restos de comida, pó, manchas de vinho ou café… Todos poderiam ser o inimigo número 1 das carpetes e tapetes lá de casa! Por isso, hoje decidimos falar da limpeza profunda de tapetes. 

Como limpar tapetes?

Limpar tapetes não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Para manter os tapetes limpos e em bom estado, basta fazer uma limpeza regular. Aspire os tapetes todas as semanas (aspire todas as zonas 2-3 vezes), evite pisar nos tapetes com os sapatos da rua e use uma escova para limpar os tapetes de pêlo mais longo. Mas o que acontece quando precisa de fazer uma limpeza mais profunda, durante uma limpeza de primavera ou de outono?

Se procurar online, vai encontrar dezenas de truques fáceis para limpar os seus tapetes e carpetes. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Água fria para retirar manchas de sangue; 
  • Água misturada com sabão azul, para limpar os tapetes com uma escova de sapatos; 
  • Lavar os tapetes a seco com amido de milho ou bicarbonato de sódio; 
  • Usar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre para limpar e neutralizar odores.

Embora estas “mezinhas” sejam uma boa alternativa para uma lavagem mais informal ou para remover nódoas rapidamente, não são o suficiente para fazer uma limpeza profunda. Porquê? 

  • Não elimina todas as migalhas e restos de comida, o que pode atrair pragas urbanas;
  • Não elimina completamente restos de cabelo, pele e outras matérias que podem atrair ácaros;
  • Não elimina totalmente o pêlo dos animais, que pode ser prejudicial para quem tem alergias.

Se quer prevenir todos estes problemas, precisa de fazer uma limpeza mais profunda. É recomendável fazer uma limpeza profunda aos tapetes pelo menos uma vez ao ano, especialmente se são tapetes de pêlo longo. No caso de ter animais que percam muito pêlo, pode aumentar esta frequência. 

No caso dos tapetes, talvez seja possível lavar à máquina. No entanto, se forem demasiado grandes para lavar na máquina, pode contactar uma empresa especializada em limpeza de tapetes e carpetes. Este tipo de empresas dispõe de máquinas específicas para limpar todo o tipo de têxteis, que usam a pressão para penetrar todas as fibras do tapete. Este tipo de máquinas é indicado para limpar tapetes de todas as dimensões. 

Muitas destas empresas também prestam serviços ao domicílio com máquinas de limpeza a vapor – um serviço ideal para limpar as alcatifas, os sofás e outros têxteis que não se podem transportar. Mais uma vez, pode contar com a Fixando para encontrar especialistas em limpeza de estofos e mobília.

Em ambos os casos, a diferença está precisamente no método de limpeza e não nos produtos utilizados. É possível fazer uma limpeza profissional com produtos naturais e ecológicos, sem químicos agressivos. Se tiver essa dúvida, envie uma mensagem ao profissional a perguntar quais são os o detergente que utilizam e como funciona todo o procedimento. 

Se não sabe, não invente: até porque o seu tapete pode acabar em pior estado do que começou! Deixe a limpeza para os profissionais e conte com a Fixando para lutar contra as manchas difíceis, ácaros e pêlos de animais em sua casa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s