Treino Proprioceptivo: em que consiste?

Treino Proprioceptivo: em que consiste?

A propriocepção (também conhecida como cinestesia) é a capacidade do corpo manter o equilíbrio. Manter o equilíbrio enquanto está parado ou em movimento exige uma capacidade de avaliação instantânea. É isso que nos permite caminhar de olhos fechados, por exemplo. Realmente, o nosso corpo é uma máquina incrível! Mas, então, o que é o treino proprioceptivo? 

O objectivo do treino proprioceptivo é treinar a nossa capacidade de manter o equilíbrio

O objectivo do treino proprioceptivo é melhorar o nosso equilíbrio. Pode ser usado em vários momentos da vida, quer por atletas ou até pessoas séniores, com o devido acompanhamento de um personal training no porto ou personal training em lisboa. Os benefícios do treino incluem:

  • Estimular o sistema proprioceptivo; 
  • Diminuir o risco de quedas e lesões; 
  • Recuperar depois de um acidente.

Exemplos de exercícios proprioceptivo

Mas o que é um exercício proprioceptivo? Damos alguns exemplos de exercícios proprioceptivos para que possa entender como funcionam os treinos proprioceptivos! Contudo, tenha sempre em mente que o treino deve ser personalizado à sua condição física e às suas necessidades.  

  • Caminhar em linha recta, com um pé em frente do outro, por 10 metros; 
  • Caminhar em diversas superfícies, como o chão, barro, travesseiro, etc; 
  • Caminhar de forma intercalada com a ponta dos pés, os calcanhares, etc;
  • Fazer agachamentos apenas com um pé no chão e braços estendidos; 
  • Saltar num trampolim, levantando uma perna de cada vez.

Os treinos proprioceptivos devem ser feitos com regularidade, várias vezes por semana. Se está a fazer treinos proprioceptivos para recuperar depois de um traumatismo, por exemplo, deve seguir as instruções do fisioterapeuta. É possível que beneficie de treinos diários – mas pode fazer muitos destes exercícios sozinho em casa!

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