Treino Proprioceptivo: em que consiste?
A propriocepção (também conhecida como cinestesia) é a capacidade do corpo manter o equilíbrio. Manter o equilíbrio enquanto está parado ou em movimento exige uma capacidade de avaliação instantânea. É isso que nos permite caminhar de olhos fechados, por exemplo. Realmente, o nosso corpo é uma máquina incrível! Mas, então, o que é o treino proprioceptivo?
O objectivo do treino proprioceptivo é treinar a nossa capacidade de manter o equilíbrio
O objectivo do treino proprioceptivo é melhorar o nosso equilíbrio. Pode ser usado em vários momentos da vida, quer por atletas ou até pessoas séniores, com o devido acompanhamento de um personal training no porto ou personal training em lisboa. Os benefícios do treino incluem:
- Estimular o sistema proprioceptivo;
- Diminuir o risco de quedas e lesões;
- Recuperar depois de um acidente.
Exemplos de exercícios proprioceptivo
Mas o que é um exercício proprioceptivo? Damos alguns exemplos de exercícios proprioceptivos para que possa entender como funcionam os treinos proprioceptivos! Contudo, tenha sempre em mente que o treino deve ser personalizado à sua condição física e às suas necessidades.
- Caminhar em linha recta, com um pé em frente do outro, por 10 metros;
- Caminhar em diversas superfícies, como o chão, barro, travesseiro, etc;
- Caminhar de forma intercalada com a ponta dos pés, os calcanhares, etc;
- Fazer agachamentos apenas com um pé no chão e braços estendidos;
- Saltar num trampolim, levantando uma perna de cada vez.
Os treinos proprioceptivos devem ser feitos com regularidade, várias vezes por semana. Se está a fazer treinos proprioceptivos para recuperar depois de um traumatismo, por exemplo, deve seguir as instruções do fisioterapeuta. É possível que beneficie de treinos diários – mas pode fazer muitos destes exercícios sozinho em casa!