O que está por detrás da insegurança?

Muitos de nós sentem insegurança ou sofrem de “síndrome de impostor”, o que nos leva a desistir de novas oportunidades e sonhos. Mas a que se devem a falta de segurança profissional e insegurança emocional?

As pessoas inseguras têm uma autoimagem negativa. Quem tem uma autoimagem negativa tem mais dificuldade a formar laços de amizade e cooperação – a nível pessoal ou profissional – e tende a focar-se mais nas dificuldades/defeitos no que nos seus pontos fortes. Muitas vezes, acham que não são merecedoras de algo positivo. 

As pessoas inseguras têm medo de falhar. A insegurança está intimamente ligada ao medo. Quem sofre de insegurança intensa receia não corresponder às expectativas depositadas sobre si (por exemplo, as expectativas de superiores no trabalho, de família próximo ou até de um parceiro). O medo pode ser tão intenso que se transforma em inércia.

A insegurança não é omnipresente. É comum alguém muito seguro de si na sua vida profissional – porque sabe que é competente, alcança bons resultados e recebe estímulos que contrariam uma autoimagem negativa – ser inseguro na sua vida pessoal ou vice-versa. Se é uma pessoa insegura, deve perceber porque se foca sempre nas mesmas características negativas e porque é que despoletam medo. 

A psicoterapia pode ajudar a perceber qual é a raiz da insegurança. Consoante o que mais prejudica a sua autoestima: 

  • deve aprender a contrariar os pensamentos negativos com os seus pontos fortes;
  • deve refletir sobre o que não gosta e aceitar o seu corpo tal como é; 
  • a encontrar estratégias que aumentem a sua confiança no trabalho. 

Trabalhar pelo autoconhecimento e vencer a sua insegurança é o melhor investimento a longo-prazo para melhorar a forma como se relaciona com os outros, seja numa situação laboral ou nas relações pessoais. Conhecimento é poder! Encontre consultas de psicoterapia no porto ou consultas de psicoterapia em lisboa com a Fixando.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s