A Fibromialgia e a importância do Tratamento Psicológico
A fibromialgia é uma doença debilitante que causa dores permanentes. Além disso, é uma doença crónica e sem cura, o que acrescenta ainda mais pressão aos doentes e às suas famílias. Obviamente, a fragilidade da sua saúde física tem um impacto também na saúde mental – daí a importância do tratamento psicológico em doentes com fibromialgia.
O objetivo do tratamento psicológico é ajudar o doente a lidar melhor com as limitações impostas pela doença, de modo a garantir mais conforto e bem-estar. A adesão ao tratamento psicológico influencia a perceção que o doente tem da doença e da sua gravidade.
Os pacientes que têm um estado mental mais frágil acabam por se limitar mais, pelo que sofrem mais com a doença. Além disso, têm maior risco de apresentar depressão, ansiedade e de necessitar de acompanhamento psiquiátrico. Embora a fibromialgia não tenha cura, é importante que evitar as comorbidades psicológicas e, dentro das capacidades do paciente, praticar exercício físico.
A propósito de viver com a fibromialgia, também pode ser benéfico conhecer as histórias de outros pacientes para combater a sensação de incompreensão e isolamento. O livro “Viver com a Fibromialgia”, da jornalista Maria Elisa, pode ajudar a entender os sintomas tanto do ponto de vista médico, como de quem sofre doença.
Além disso, pode consultar a Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Doença Crónica. Aqui, encontra não só informação sobre apoio psicológico, mas também sobre exercício físico, fisioterapia, nutrição, terapias complementares e estratégias de gestão de doença.
No caso dos doentes com fibromialgia, pode ainda ser útil prestar apoio à família e amigos. A manifestação da doença pode ter impacto na vida conjugal do casal e até na sexualidade. Os pacientes podem necessitar do apoio de pessoas próximas no seu dia-a-dia ou deixar de conseguir auxiliar familiares mais velhos. Se sente que a fibromialgia está a afetar a vida neste sentido, a terapia em casal e a terapia familiar também podem ser úteis.Marque já uma consulta de psicologia no porto ou uma consulta de psicologia em lisboa