A Fibromialgia e a importância do Tratamento Psicológico

A Fibromialgia e a importância do Tratamento Psicológico

A fibromialgia é uma doença debilitante que causa dores permanentes. Além disso, é uma doença crónica e sem cura, o que acrescenta ainda mais pressão aos doentes e às suas famílias. Obviamente, a fragilidade da sua saúde física tem um impacto também na saúde mental – daí a importância do tratamento psicológico em doentes com fibromialgia. 

O objetivo do tratamento psicológico é ajudar o doente a lidar melhor com as limitações impostas pela doença, de modo a garantir mais conforto e bem-estar. A adesão ao tratamento psicológico influencia a perceção que o doente tem da doença e da sua gravidade.

Os pacientes que têm um estado mental mais frágil acabam por se limitar mais, pelo que sofrem mais com a doença. Além disso, têm maior risco de apresentar depressão, ansiedade e de necessitar de acompanhamento psiquiátrico. Embora a fibromialgia não tenha cura, é importante que evitar as comorbidades psicológicas e, dentro das capacidades do paciente, praticar exercício físico.

A propósito de viver com a fibromialgia, também pode ser benéfico conhecer as histórias de outros pacientes para combater a sensação de incompreensão e isolamento. O livro “Viver com a Fibromialgia”, da jornalista Maria Elisa, pode ajudar a entender os sintomas tanto do ponto de vista médico, como de quem sofre doença.

Além disso, pode consultar a Myos – Associação Nacional Contra a Fibromialgia e Síndrome de Doença Crónica. Aqui, encontra não só informação sobre apoio psicológico, mas também sobre exercício físico, fisioterapia, nutrição, terapias complementares e estratégias de gestão de doença. 

No caso dos doentes com fibromialgia, pode ainda ser útil prestar apoio à família e amigos. A manifestação da doença pode ter impacto na vida conjugal do casal e até na sexualidade. Os pacientes podem necessitar do apoio de pessoas próximas no seu dia-a-dia ou deixar de conseguir auxiliar familiares mais velhos. Se sente que a fibromialgia está a afetar a vida neste sentido, a terapia em casal e a terapia familiar também podem ser úteis.Marque já uma consulta de psicologia no porto ou uma consulta de psicologia em lisboa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s