Seis indicadores de ansiedade

Sabe identificar os sinais de ansiedade? Fique atento a estes seis sintomas de ansiedade em si e nas suas pessoas mais próximas! 

Tontura e sensação de desmaio

Um dos principais sintomas de ansiedade são as tonturas frequentes, combinadas com a sensação de desmaio. Isto deve-se a “hiperestimulação” do sistema nervoso. Por vezes, estes sintomas vêm acompanhados de náuseas e vómitos. 

Respiração irregular ou falta de ar

Uma das causas físicas para ter essa sensação de tontura e desmaio é estar a hiperventilar. As pessoas com ansiedade têm uma respiração descontrolada, o que lhes provoca a sensação de falta de ar. Uma técnica para evitar a hiperventilação é respirar para um saco de papel.

Problemas gastrointestinais

Outro dos indicadores de ansiedade são os problemas gastrointestinais. As náuseas, os vómitos, o mau-estar intestinal e até diarreias podem ser um sinal de ansiedade. Hoje sabemos que há uma grande relação sobre o bem-estar mental e a saúde intestinal

Sensação de “aperto no coração”

Na verdade, o “aperto no coração”, assim como as palpitações, são um sinal de ansiedade. Muitas pessoas com distúrbio de ansiedade acreditam que têm um problema cardíaco e procuram ajuda médica. No entanto, os exames físicos não relevam qualquer problema físico – é ansiedade.

Dificuldade de concentração 

Outro dos indicadores de ansiedade é a dificuldade de concentração. Além da dificuldade em concentrar-se, os pacientes também costumam apresentar irritabilidade, alterações de sono e nervosismo excessivo (que se revela através de comportamentos como roer as unhas, abanar as pernas, entre outros). 

Preocupação e medo constante

As pessoas com ansiedade têm preocupações excessivas e constantes. Os pensamentos são intrusivos e a pessoa não pode evitar essa preocupação constante. Por isso, gera-se também um medo constante (do desconhecido, de doenças, da morte ou até de coisas do dia–a-dia). 

Se sente estes sintomas, procure ajuda. Procure uma consulta de psicologia no porto ou umaconsulta de psicologia em lisboa perto de si e invista no seu bem-estar mental!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s