Os centros de eventos são espaços destinados à realização dos mais diversos tipos de eventos, sejam eles feiras, eventos corporativos, académicos ou para entretenimento (concertos, espectáculos de stand-up, teatro, etc).
Um exemplo são espaços como a Exponor, que recebe todo o tipo de feiras e eventos comerciais, o Pavilhão Rosa Mota, que recebe dezenas de eventos por ano ou o Centro de Eventos da FEUP.
A vantagem deste tipo de espaços é que já têm tudo o que é necessário para o seu evento, como entradas acessíveis, casas de banho suficientes, sistemas de som, zonas de carga e descarga, restaurantes, posto de bombeiros e de primeiros socorros, bengaleiros e outras infraestruturas de que pode precisar.
Assim, só tem de se focar em organizar e divulgar o evento em si. Mas, antes de escolher o centro de eventos, lembre-se só de:
- Fazer uma visita prévia ao local para confirmar se o centro de eventos tem o aspecto que pretende e a estrutura de que precisa (palco, sistema de som);
- Avaliar a segurança do espaço, para saber se precisa de contratar uma empresa de segurança ou se há algum risco em receber um grande evento;
- Confirmar se há alojamentos e transportes próximos, caso seja necessário alojar os convidados durante vários dias;
- Confirmar se tem alvará de funcionamento para o tipo de evento que necessita organizar, especialmente se precisa de ter bebidas e comida.
Se está a sentir-se perdido a organizar um evento, não desespere. Se não é a sua praia, procure empresas de organização de eventos no Porto e organização de eventos em Lisboa para ajudar a organizar o seu evento.