A fotografia documental é um género de fotografia diferente. Tal como o nome indica, trata-se de um “documentário” que procura retratar a vida tal como ela é, sem filtros ou artifícios. Por isso, uma sessão de fotografia documental vai capturar a sua família ao natural, sem poses ensaiadas.
Aliás, esse um dos motivos para optar por uma sessão de fotografia documental. Se é daquelas pessoas que não gosta de posar para a câmara, ou se não consegue que os seus filhos “sorriam para a câmara”, esta é uma opção interessante para si. Procure uma sessão de fotográfica no Porto ou uma sessão de fotográfica em Lisboa e explore as várias alternativas.
Outra vantagem da fotografia documental é ser realista. Quando olhar para as fotos do casamento um dia mais tarde, ou quando os seus filhos quiserem saber como eram quando tinham três anos, vai abrir o álbum e ver fotografias genuínas. No futuro, é provável que isto tenha muito mais valor do que uma sessão fotográfica cheia de risos forçados.
Aliás, por vezes não são as poses em si. É esperar que fotógrafo consiga a luz certa, posicione a câmara, e consiga tirar aquela foto de capa de revista. Com a fotografia documental, o fotógrafo dispara nos momentos que lhe parecem mais especiais e talvez “apanhe” aquele momento especial ou aquela expressão tão característica que faz quando está feliz.
Normalmente, nem sequer há interferências ou sugestões do fotógrafo (como “mais para o lado”, “segure aqui”, “vire-se para acolá”). Nada é encenado! Escolha um local onde se sente à vontade e, dentro do possível, faça a sua vida dentro do normal. O fotógrafo vai tentar passar tão despercebido e seguir com o seu trabalho.
Em resumo, uma sessão fotográfica documental é focada nas pessoas e nas emoções. Por isso, é um estilo cada vez mais procurado por noivos, famílias e outras pessoas à procura de uma fotografia que faça jus aos sentimentos mais puros e às expressões mais espontâneas. Por outras palavras: uma fotografia sem poses.