Como fazer o registo de um parto? As 4 dicas fundamentais

Em primeiro lugar, parabéns pela boa-nova! Agora, se está a pensar contratar um fotógrafo de nascimento e gravar o momento para a posterioridade.

4 dicas fundamentais sobre fotografia de parto: 

Informe-se a política do hospital relativamente a sessões fotográficas em partos

Se vai fazer um parto em casa com doula, obviamente que a decisão é sua. Nos hospitais, a possibilidade de ter fotografia de parto é variável. Nos hospitais privados, talvez a informação esteja disponível no site. Nos hospitais públicos, deve consultar a maternidade da sua região. Em qualquer caso, deve confirmar de antemão com a equipa médica se será possível fotografar o parto. 

Use a câmara em modo silencioso e evite o flash

Aqui vai uma dica para os pais que querem ser os fotógrafos do parto! A câmara faz um som muito característico sempre que tira uma fotografia. Não é muito ruidoso, mas também não é propriamente subtil. É possível que incomode a grávida ou distraia a equipa médica e nos momentos chave. As câmaras mais avançadas permitem ativar um modo silencioso e é altamente recomendável que assim aconteça.

O mesmo pode ser dito sobre o flash. Num momento vulnerável, a última coisa que a parturiente quer é sentir-se ainda mais exposta. Sim, mesmo que a ideia da sessão fotográfica tenha sido dela! Em momentos tensos, os ânimos podem mudar e, aqui, o importante é ser o mais discreto possível. Por isso, prepare-se para fotografias “naturais”.

Prepare-se para fotografar com pouca luz

Se vai evitar o flash, e se obviamente não pode levar focos de luz para a sala de partos, assegure-se de que vai preparado ou preparada para fotografar com pouca luz. Um bom fotógrafo adapta-se às várias condições de luz.

Em situações de pouca luz, mas com um cenário estático, é possível fazer uma exposição (fotografia) durante vários segundos para compensar pela falta de luz. Mas num cenário movimentado, como um parto, esta não é uma boa opção. Por isso, o fotógrafo terá de usar uma lente avançada com uma grande abertura (f1.2 ou f1.8). 

Não se esqueça as objetivas grande-angulares

O fotógrafo vai estar a trabalhar com pouco espaço, e possivelmente, num canto do bloco operatório para não perturbar a equipa médica. Uma objetiva grande-angular permite captar mais “cenário”, mesmo que o seu ângulo não seja o melhor. No entanto, fale com o fotógrafo de antemão para ter expectativas realistas sobre a sessão. 

O parto é um momento único na vida dos pais (e dos filhos!) e faz todo o sentido que queiram registá-lo para a posteridade. Por isso, é uma excelente ideia contratar um fotógrafo de partos para uma sessão fotográfica no Porto ou uma sessão fotográfica em Lisboa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s