Sabe aquele banco que tem em casa há anos e que nunca deitou fora, mas que já é basicamente só madeira? Ou então o seu gato entusiasmou-se com o sofá… Ou quer mudar a decoração e a cor da poltrona já não combina. Seja qual for o motivo, é muito fácil renovar os seus sofás, poltronas ou mesmo cadeiras estofadas. Não faltam vídeos DIY no YouTube!
Portanto, basta escolher um tecido, voltar a colocar enchimento se necessário, agrafar tudo no fim e… como novo! 🤓 Será? Será mesmo assim? Infelizmente, nada é tão simples quanto parece, pelo menos se quiser ser perfeccionista e ter uma nova decoração absolutamente irrepreensível.
Como estofar um banco ou um sofá?
O primeiro passo para estofar o sofá é desmontá-lo. Precisa de separar o recosto de trás do assento, de modo a conseguir estofar cada uma das almofadas. Dependendo do modelo, pode precisar de ferramentas próprias para o fazer. Depois, pode remover o tecido e o enchimento originais. É uma boa ideia tirar fotos do passo a passo, já que depois não vai ter instruções para o voltar a montar.
Quando estiver tudo reduzido à estrutura do sofá, tire as pedidas exatas para o enchimento e para o tecido. É importante que tenha cuidado ao cortar tanto a espuma como o tecido para que o arranjo dure muito tempo e pareça o enchimento original do sofá.
Comece por colocar a espuma e depois tente que o tecido fique tão justo à espuma quanto possível. Pode começar a agrafar às bordas, mas é preciso atenção nos cantos (tanto nos cantos angulares como nos arredondados). Muitas vezes, é nos cantos que se nota a perfeição do trabalho!
Se for um sofá com uma almofada para cada lugar, também vai precisar e costurar cada uma à medida. Dependendo do tecido, este passo pode ser mais fácil ou mais difícil: os tecidos de algodão são os mais fáceis de costurar, enquanto as peles exigem mais know-how. Se tem uma máquina de costura, certifique-se que tem as agulhas certas para um tecido grosso.
Finalmente, tem de voltar a montar o sofá e juntar o assento com as costas. Se tirou fotos antes, este passo é bem mais simples!
Vale a pena contratar um estofador?
Agora, reveja cada um dos passos e pense:
- Sabe onde arranjar quantidades de tecido suficientes e um tecido resistente o suficiente para um sofá?
- Sabe como cortar tecido e como costurar as capas para as almofadas, caso seja necessário?
- Tem todas as ferramentas para montar e desmontar o sofá?
- Está confiante na sua capacidade de fazer os cantos e usar um agrafador?
- Tem espaço em sua casa para separar todas as partes do sofá?
Se está com dúvida em alguma destas perguntas, não invente. Vá à Fixando e encontre um estofador profissional. Encontre aqui um estofador no Porto ou um estofador em Lisboa para ter um novo sofá… que parece mesmo novo!