Quer ter uma casa quente no Inverno? Então, não invente. É verdade que há pequenos truques que podem melhorar o isolamento da sua casa, como pôr fita isolante nas janelas ou tiras de calafetação nas portas. Mas, se quer uma solução eficaz e que perdure no tempo, provavelmente precisa de trocar as janelas.
Em média, as janelas são responsáveis por 25-30% das perdas de calor numa casa. Portanto, quando liga o aquecedor no Inverno e gasta “rios” de dinheiro em electricidade ou gás, há uma enorme probabilidade de estar a deitar uma boa parte desse dinheiro…pela janela fora. Literalmente!
Por outro lado, umas janelas eficientes podem poupar até 50% do consumo de energia. Mas os benefícios das janelas eficientes vão ainda mais longe. Além de aumentarem o conforto térmico, também diminuem as infiltrações de água e melhoram o isolamento acústico da sua casa. A médio prazo, investir em novas janelas é uma óptima aposta.
Só resta uma pergunta: afinal, o que são janelas eficientes? E quais são as janelas mais eficientes?
Quais são as janelas mais eficientes?
Há dez anos que as janelas começaram a ter etiquetas energéticas, tal como os electrodomésticos. A melhor classificação é “A+” e a pior é “F”. A classe energética é calculada com base no coeficiente de transmissão térmica (representado por “uw”), no factor solar (“g”), permeabilidade do ar e atenuação acústica (medida em decibéis).
Se está à procura de janelas novas, a etiqueta energética é um bom indicador. Mas há mais coisas que deve ter em consideração, especialmente se o seu orçamento for limitado. O material das janelas e a orientação também são decisivas.
Normalmente, vai ter de optar por janelas de alumínio ou janelas de PVC. Há janelas com certificação A+ de ambos os materiais, mas o PVC é mais económico. No entanto, se vive num prédio, tem de colocar janelas idênticas às restantes janelas da fachada. Se o seu prédio tem janelas de alumínio, o condomínio pode impedir que coloque caixilharia em PVC.
A grande diferença é que as caixilharias em alumínio são mais grossas e, em janelas grandes, nem sempre são a opção mais agradável esteticamente. Contudo, o PVC é um material muito resistente, que pode personalizar de qualquer cor e, pelo menos preço, consegue janelas com maior capacidade de isolamento. Se precisa de um orçamento para janelas em PVC, procure aqui.
Já as janelas de alumínio são muito leves re resistentes à ferrugem, pelo que são a melhor opção se vive perto do mar. No entanto, por ser um material bastante condutor, não é uma boa solução para isolar as casas. Portanto, se escolher janelas de alumínio, precisa de prestar atenção ao vidro. Pode procurar orçamentos de janelas de alumínio e comparar com o preço do PVC.
Em qualquer caso, o ideal é ter um vidro duplo com ruptura térmica. Geralmente, as folhas de vidro estão separadas por 16 mm, com uma câmara de gás (árgon) ou de ar desidratado. É esta câmara que proporciona uma boa eficiência térmica e acústica a estas janelas. Raramente, também pode ser aconselhada uma janela de vidro triplo.
De resto, as janelas mais eficientes são as janelas de batente ou as janelas oscilo-batentes, que abrem na totalidade no eixo vertical. As janelas basculantes, que são as mais convencionais e abrem no eixo horizontal, têm sempre uma abertura para exterior que as torna menos eficiente.