Se não sabe, não invente: estofar os assentos do carro

Com o tempo, os estofos do carro ficam gastos. É natural! Afinal de contas, senta-se no mesmo sítio todos os dias, durante várias horas por dia. Tal como os sofás, os assentos vão-se afundando. Quanto ao tecido, desgasta-se com o sol e a fricção, e fica “desbotado” e “coçado”. No entanto, há muitas opções para restaurar os estofos do seu carro.

Como restaurar os assentos do carro?

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o restauro e pintura do estofos do carro depende muito se são assentos em pele, em napa ou em tecido. Em segundo lugar, ter o tecido gasto ou precisar de renovar o enchimento são trabalhos diferentes! 

Restauro de estofos em pele

Algumas reparações de estofos são bastante simples. Se os estofos do seu carro são em pele, por exemplo, pode usar graxa de cavalo para evitar que “rache”. Além disso, tal como acontece nos sapatos, há várias tintas-creme para aplicar cor. Se houver uma falha pequena, também pode comprar tinta para fazer um remendo pequeno. 

No entanto, se deixou a situação avançar demasiado e a maior parte do assento já está danificada, este tipo de soluções não vai funcionar. A pintura com as tintas de supermercado não vai ficar igual por todo o assento. Nesse caso, é mais indicado procurar um serviço de reparação e pintura de estofos em pele. Veja aqui quanto custa uma reparação de estofos (em média, com base em pedidos anteriores publicados na Fixando).

Restauro de estofos em tecido

Por outro lado, se os estofos do seu carro são em tecido (como napa,  sarja, etc) é mais difícil fazer uma pequena reparação com produtos de supermercado. Pode sempre cobrir a zona mais danificada com emblemas ou patches bordados, embora não seja muito agradável esteticamente. O ideal seria retirar o assento e voltar a forrá-lo com o tecido à sua escolha, como se fosse uma cadeira ou um sofá.

Assentos “a afundar”

Se o problema é a falta de estofo, pode sentir a tentação de colocar uma almofada. No entanto, a almofada não fica fixa ao assento, o que prejudica a sua condição. O que precisa é de espuma e enchimento. Pode ver um tutorial no Youtube e comprar todos os materiais numa loja da especialidade por um preço acessível. No entanto, se as artes manuais não são a sua especialidade…

… o seu assento pode parecer um Frankenstein. O ideal, se a sua carteira o permitir, é contratar um estofador de automóveis profissional. Desta forma, o resultado final vai ser impecável e nunca mais afunda no assento do condutor! Pode procurar estofadores de automóveis em Lisboa e estofadores de automóveis no Porto na Fixando e comparar até 5 orçamentos gratuitamente. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s