Se não sabe, não invente: remédios e medicamentos para animais

Se o seu cão ou gato está doente, é normal querer fazer tudo para ajudar. Mas sabia que os animais não podem tomar paracetamol (o famoso Ben-U-Ron)? O paracetamol é muito tóxico para os nossos animais, e só deve ser administrado pelo veterinário em doses muito controladas. 

Os cães e gatos podem tomar medicamentos para humanos?

Tal como o paracetamol, a aspirina, o ibuprofeno e outros anti-inflamatórios, o voltaren e os antidepressivos também são tóxicos para animais. A ingestão de todos estes medicamentos pode provocar perda de apetite, vómitos, diarreia, dificuldades em respirar e, nos piores casos, levar ao coma.

Se deu um medicamento humano ao seu animal de estimação e nota algum sintoma de intoxicação, não hesite nem espere mais tempo! Procure um veterinário no Porto ou um veterinário em Lisboa com serviço de urgência. É muito importante agir tão rápido quanto possível.

Devo dar suplementos ao meu cão ou gato?

Se procurar online, vai encontrar diversas recomendações sobre suplementos. Um dos mais comuns é usar lisina para o herpesvírus felino. No entanto, já está demonstrado que a lisina não tem qualquer benefício para os gatos com herpes. Por isso, antes de comprar qualquer medicamento, consulte sempre o seu médico veterinário. 

Mas a lisina não é um exemplo único. Os probióticos também não têm um efeito comprovado na saúde gastro-intestinal dos gatos. Ainda assim, vai encontrar todos estes suplementos para animais tanto em lojas de especialidade, com em lojas de produtos naturais. 

A maioria destes suplementos tem um impacto pequeno na saúde do seu animal. Mesmo quando produzem algum efeito, costuma ser apenas paliativo. Isto é, podem aliviar os sintomas de alguma forma, mas não são uma cura. 

Evidentemente, mesmo que o efeito seja apenas paliativo, vale sempre a pena dar mais conforto ao seu gato. Alguns gatos com problemas respiratórios podem beneficiar de vapores eucaliptais, assim como os humanos. Contudo, isso não invalida que precise de outros medicamentos, nomeadamente antibióticos.

Que medicamentos pode dar ao seu animal de estimação?

Há vários medicamentos que o veterinário pode recomendar. Os animais podem tomar antibióticos específicos para os vírus que mais os afetam, cortisona, antiepilépticos, desparasitantes internos, etc. Estes medicamentos devem ser receitados pelo veterinário e as doses variam consoante o peso do animal.

Além disso, lembre-se que para comprar medicamentos veterinários na farmácia também precisa da receita. Mesmo que sejam produtos apenas para uso em animais, as farmácias têm de confirmar a receita do veterinário. 

Se alguém que não seja o veterinário lhe recomendar um medicamento, confirme sempre se está na lista de medicamentos aprovados pela União Europeia. Infelizmente, a GNR já apreendeu várias vezes medicamentos que não são aprovados pela Direção Geral de Veterinária (DGAV) à venda. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s