
O curso que os nossos filhos escolhem pode definir completamente o futuro. Claro que todos queremos que os nossos filhos façam algo de que gostam e que tenham um trabalho que lhes traz realização profissional, mas também queremos que tenham uma boa vida. Portanto, escolher um curso ou uma formação profissional é decisivo no nosso percurso.
No entanto, também vale a pena relembrar que nada está “escrito em pedra”. Embora o um caminho mais linear – tirar um curso/formação e exercer uma profissão na área – é cada vez mais comum encontrar pessoas com diferentes backgrounds em todo o tipo de funções. Além de que nunca é tarde demais para voltar a estudar e tirar uma segunda formação! Se o seu filho já está na faculdade ou se acabou de se licenciar e descobriu que não gosta do que estudou, também temos conselhos para si.
Afinal, como ajudar os seus filhos a escolher um bom futuro?
- Testes Psicotécnicos
Os testes psicotécnicos já não são uma novidade e há várias escolas (incluindo a maioria das escolas públicas) que os proporcionam aos alunos. O objetivo é ajudar os alunos a descobrir aquilo para que têm mais aptidão e dar-lhes algumas luzes sobre que tipo de carreira lhes pode dar satisfação no futuro. Combinado com aconselhamento sobre a admissão à faculdade, pode ajudar a escolher “o” curso certo.
- Preparar os exames nacionais
Infelizmente, não basta ter aptidão ou vontade de entrar para um determinado curso. Também é preciso obter boas notas nos exames nacionais, especialmente nas chamadas “disciplinas específicas”. Se este ano não conseguiu as notas que deseja na primeira fase, ainda pode tentar entrar na segunda e na terceira fase (que este ano foram adiadas devido ao COVID-19) ou começar já a preparar os exames nacionais do próximo ano.
- Aconselhamento de carreira
Se o seu filho já passou a fase de escolher o curso e simplesmente não sabe por que caminho enveredar, ou como alcançar os seus objetivos de carreira, a solução pode ser um coaching de carreira. Ou, para quem ainda está mesmo a começar, um coaching pessoal (para desenvolver a sua confiança e assertividade, que são essenciais num mercado tão competitivo como o de hoje). Se tem dúvidas sobre “o que é isto do coaching” pode ver aqui as perguntas e respostas sobre coaching.
Procura ajuda noutras áreas? Veja o que temos reservado para si.
Uma opinião sobre “Como ajudar os seus filhos a escolher um bom futuro?”