Como manter a motivação para exercício físico no outdoor ou em casa durante os meses mais frios

EM-CASA-DURANTE-OS-MESES-MAIS-FRIOS!

A chegada do tempo mais fresco pode levar alguns praticantes a pôr em causa a atividade física ao ar livre ou mesmo em casa.

No entanto apesar de parecer pouco apelativo enfrentar alguma chuva, vento e frio, tudo pode ser interpretado como um desafio diferente no seu macro ciclo.

Primeiramente, reconhecer alguns benefícios em manter o foco e considerar procurar um Personal Trainer com experiência de trabalho nesse segmento.

De seguida, não entrar em negação ou desculpabilização sabendo que todos os dias do ano, milhares de atletas e praticantes (profissionais, amadores e mesmo os mais recreativos) mantêm a sua atividade física.

Vamos tentar encontrar o mindset de sucesso.

1- Manter a sua identidade de praticante e lucidez face à realidade.

Pela identidade que escolheu, praticante de exercício em casa ou ao ar livre, é certamente um apreciador da natureza e da sua individualidade, sem distrações externas, assumindo de início que o frio e a chuva fazem parte dessa equação. 

A partir do momento em que entrou na população ativa e compreende os benefícios associados da prática de exercício físico, certamente que já superou desafios muito mais difíceis tais como, dores musculares, tentação do sofá ou de mais algumas horas de sono e treinar depois de uma longa jornada de trabalho. Mantenha o foco no bem-estar posterior à prática, o frio é apenas mais um desafio para tornar a sua transformação ainda mais grandiosa.

2- Seja um praticante Resiliente, proativo e não reativo.

É um fator chave para ter sucesso, tornar algo que aparenta ser menos positivo numa experiência ao alcance de poucos e orgulhe-se disso! De pensar proativamente.

Se está mais frio coloque mais um agasalho, aumente o tempo e a intensidade do seu aquecimento.

Se a precipitação e o frio forem demasiados, para o caso dos praticantes do exterior, encontre um pequeno espaço em casa e procure a ajuda de um profissional que lhe possa ajustar o seu treino a essa realidade.

Nesse caso equacione a solução do PT online e o profissional ajustará o serviço conforme a necessidade, treinar em casa é uma oportunidade de experimentar novas e importantes dinâmicas de treino, construir mais autonomia e descobrir momentos divertidos.

Mantenha uma boa hidratação.

3- Perceba algumas alterações fisiológicas e psicológicas que o vão impedir de desistir.

  • O gasto de energia (calorias) é superior, resultado da maior dificuldade em que o seu corpo tem para se aquecer.
  • Combater os pensamentos negativos e o mau-humor que são mais recorrentes no inverno.
  • Melhora a qualidade do seu sono.
  • Acelera o metabolismo.

Neste sentido podemos perceber o que faz muita gente calçar as sapatilhas e sair para enfrentar um dia de chuva e frio, ou a manterem-se ativos em casa.

A capacidade em relativizar, reinterpretar qualquer adversidade e manter o foco na necessidade que é ter a sua hora para se concentrar em si, no seu “eu” e na sua saúde.

André Guimarães – Personal Trainer

Proprietário da empresa – Fitness ParQ (Treino Personalizado Outdoor e ao Domicílio). Localização: Leça do Balio, Maia

“O seu ginásio em todo o lado, outdoor, ao domicílio e online”

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