Entrevista a Pedro Melim – “Gostar mesmo da profissão é muito importante”

“Foto: Luis Ferreira”

Entrevista a Pedro Melim – Fotografo Profissional, Inscrito na Fixando.

Leia atentamente toda a entrevista e fique a conhecer um pouco mais sobre o Pedro Melim e a sua experiência no mundo da fotografia. 💪

1-Quando é que teve o primeiro contacto com a fotografia?

O primeiro contacto acontece muito cedo, final dos anos 80, eu com 6 ou 7 anos, descobri lá em casa uma câmara fotográfica dos meus pais, velhinha, anos 60“Meikai EL”,  que eu chamava de “Micael”…mas, infelizmente, não tinha autorização para brincar com ela.

Mas foi muito mais tarde, já com 16 anos, que por influência de amigos próximos comecei a fotografar e cresceu o interesse.

2-Desde quando e onde começou a sua carreira na fotografia?

A minha carreira começa numa fase menos boa na minha vida, em 2004 o meu pai faleceu e eu senti muito a perda, entre muitas coisas que fiz depois deste acontecimento, a mais libertadora foi despedir-me do sítio onde trabalhava, e fazer uma pausa na minha vida. De muitas reflexões que fiz nessa fase a mais importante foi: “quero trabalhar a fazer algo que realmente me dê prazer… fotografar!”

No final de 2004 fiz um curso básico de Fotografia, e em 2005 o curso de Fotojornalismo do Cenjor (Centro de Formação para Jornalistas). Terminei o curso com a melhor nota, e o meu professor / Fotojornalista com F grande, Adriano Miranda, convidou-me para estagiar no Jornal Público.

3-Em que momento e porque decidiu tornar-se fotógrafo profissional?

2006 foi o ano em que decidi que era isto que queria fazer para o resto da minha vida, fiz o estagio pedi minha carteira profissional e cá estou 15 anos depois.

“Foto: Luis Ferreira”

4-Em que área da fotografia se sente mais à vontade ou gosta mais de trabalhar?

Gosto muito de Fotojornalismo mas neste momento estou mais focado em fotografia Corporativa, Empresarial, Turismo e Eventos.

Tenho experiência em muitas áreas, já fiz fotojornalismo no Jornal Público, pose e social para a revista Caras e TV Mais, fiz mais de uma centena de Capas para revistas masculinas desde a revista “FHM”, revista J do jornal “O Jogo”, “BuzzMagazine”, revista R do Jornal “Record”, “HotMagazine” onde também fui diretor… fiz muitos eventos, publicidade, produto… para me acompanhar estou no Facebook.

5-Onde vai buscar a inspiração necessária para criar o seu trabalho?

Em reportagem não se trata tanto de inspiração, eu não vou criar algo,vou procurar o momento ideal, aquele momento que conta a história, sempre com a preocupação de conseguir fazê-lo com a melhor luz.

6-O que considera mais importante e que conselhos daria para se ser um bom fotógrafo?

Gostar mesmo da profissão é muito importante assim como, apostar na formação e estar atento ás novas tecnologias atualizando para não ficar para trás.   

7- Há quanto tempo está inscrito na Fixando?

Tenho conta deste Setembro de 2018. 

8- A Fixando tem ajudado a desenvolver o seu negócio? / Em que momentos sente que a Fixando é uma mais valia?

No meu caso, fotógrafo freelancer, é uma ferramenta que me ajuda quando os meus clientes habituais, os que tenho como “garantidos”, não me dão o fluxo de trabalho que eu necessito, e na plataforma eu sei que existe sempre um potencial cliente a precisar dos meus serviços. É uma ferramenta útil e fácil de utilizar para procurar trabalho e obviamente rendimento.

Website Pedro Melim | Facebook

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s