4 Maneiras de Manter a sua Casa Fresca no verão
Chega o verão e, uma vez mais, todos procuramos maneiras de manter a nossa casa fresca entre ondas de calor, termómetros quase a chegar aos 40ºC e uma ventoinha que nem sempre quer cooperar. Veja aqui 4 maneiras de manter a sua casa fresca no verão!
Usar cortinas tipo “black-out”
Apesar de ser uma das soluções mais low-cost desta lista, tem uma boa relação custo/benefício. As cortinas “black-out” (ou “cortinados opacos”) impedem a luz de entrar nos compartimentos e ajudam a mantê-los mais frescos. No inverno, quando quiser deixar a luz entrar pela casa, só tem de os abrir. A única desvantagem é que estes cortinados precisam de uma limpeza especializada.
Mantenha o ar condicionado e as ventoinhas limpas
Sabia que o ar condicionado e as ventoinhas funcionam pior se estiverem sujas? A poeira faz com o que o motor sobreaqueça, portanto não funcionam tão bem. Se tem um ar condicionado em casa, faça a manutenção do ar condicionado todos os anos para limpar o interior do aparelho, trocar o filtro e garantir que estão no melhor estado possível para o verão que se avizinha.
Pintar a casa de branco
Talvez o branco não seja a cor que mais personalidade dá à sua casa, mas é a melhor cor para suportar os dias quentes de verão. Em alternativa, pode usar outras cores claras, como o bege, o azul claro ou até o lavanda. O branco reflete o calor, por isso é a cor mais indicada para as casas do Mediterrâneo. Se não tem disponibilidade para pintar a casa agora, escolha (pelo menos) cortinas e persianas brancas!
Melhorar o isolamento da sua casa
Por fim, não se esqueça do “truque” para ter uma casa fresca no verão e uma casa quente no inverno: o isolamento térmico. Esta é a única estratégia a longo prazo que limita a perda de energia para o exterior. Pode começar por isolar melhor o teto, colocar isolamento nas paredes ou trocar as janelas por janelas duplas de batente com corte térmico. Além destas medidas, pode sugerir ao seu condomínio impermeabilizar a fachada com capoto.
Gostou? Então, mãos à obra!