Qual a importância do controlo do PH da piscina?
Se tem uma piscina em casa ou um alojamento com piscina, há duas letras que nunca podem sair da sua mente: pH. Hoje, vamos explicar-lhe a importância de controlar o pH da piscina.
O pH determina se a água da piscina está ácida ou alcalina. Um pH até 7 indica que a água está ácida; um pH acima de 7 indica que está alcalina. Por isso, o ideal é um pH neutro, entre 7.2 e 7.6. Mas porquê?
O pH da piscina não só influencia a qualidade da água, como ajuda a manter a quantidade de desinfetante (se for cloro) estável. Além disso, evita que se acumule corrosão ou calcário na piscina, o que pode comprometer todo o sistema de filtragem e circulação de água.
A água com um pH ácido é perigosa, pois deixa os olhos vermelhos e seca a pele. Infelizmente, depois de passar meses sem usar a piscina, é normal que a água esteja ácida antes do Verão. Nesse caso, precisa de colocar um incrementador de pH para aumentar o pH e manter a piscina segura. Finalmente, a água demasiado ácida pode fazer com que as escadas, os sifões e outros metais ganhem corrosão depressa.
A água com pH demasiado alcalino também é prejudicial e o normal é que quem vai a banhos sinta comichão e irritação na pele. Por outro lado, se a água estiver demasiado alcalina, o cloro evapora mais depressa. A falta de desinfetante faz com que as bactérias proliferem na água, o que compromete ainda mais a qualidade da água. Como se isso não bastasse, a água alcalina também contribui para a acumulação de calcário, o que prejudica a filtração da água da piscina.
Antes de abrir a piscina este verão, jogue pelo seguro. Conte com a Fixando para procurar serviços de manutenção e limpeza em todo o país, incluindo empresas de piscinas no Porto e limpeza de piscinas em Lisboa.