
“No São Martinho, pão, castanhas e vinho!”: não faltam provérbios sobre o S. Martinho e o que fazer neste dia. Se está a pensar organizar um magusto em sua casa, leia algumas das nossas dicas para fazer um convívio inesquecível!
Vinho e jeropiga
O vinho, a jeropiga e a água-pé são as bebidas que mais associamos ao S. Martinho. Portanto, não podem faltar no menu do seu magusto! Procure vinhos portugueses, jeropiga tradicional ou água-pé caseira para ser um magusto autêntico. Mas não se esqueça que nem toda a gente bebe álcool! Tenha água ou água com gás para os convidados que não bebem álcool.
O assador de castanhas
Sem dúvida, a estrela do magusto são as castanhas. As melhores castanhas são as assadas na brasa. Se tiver uma lareira, procure um assador de castanhas próprio (semelhante a uma frigideira grande, com furos no fundo. Se tem uma brasileira, procure um assador em forma de cone, semelhante ao que usam os vendedores de castanhas. Depois, basta deitar uma pitada de sal!
Combustível para o fogo
Sabia que o combustível que usa para lançar o fogo pode influenciar o cheiro e o sabor das castanhas? Se está a usar uma braseira pequena, use acendalhas. Se tiver uma lareira, use lenha e não junte mais nada ao fogo (papéis, plásticos, etc). Se estiver a grelhar fumeiro, pode fazê-lo separadamente um grelhador de barro, usando álcool/ bebidas alcóolicas como combustível.
Outras atividades
A festa de S. Martinho é muito mais do que um jantar, é um convívio e uma reunião de família e amigos. Prepare outras atividades e jogos tradicionais, como a macaca, jogos de cartas, dominós, salto à corda, etc). Também pode reunir instrumentos tradicionais, como a pandeireta, o adufe ou a guitarra acústica para cantar em conjunto.
Não se esqueça que pode encontrar empresas de organização de eventos no Porto e empresas de planeamento de eventos em Lisboa na Fixando. Os nossos profissionais estão prontos para o ajudar a organizar uma festa ou um Magusto de arromba!