
Para quem treina, há sempre um dilema: é melhor treinar com mais repetições ou com mais carga? Perguntamos aos nossos melhores profissionais de personal training e nutrição para descobrir a resposta!
E a resposta é… Depende. Se está a tentar ganhar força, então é melhor aumentar a carga. Pelo contrário, se está a tentar ganhar resistência e massa muscular (tonificar), é melhor fazer várias repetições com uma carga mais leve. Nos treinos cujo objetivo é ganhar massa muscular, recomendam-se várias repetições até esgotar a sua capacidade muscular.
No entanto, vale a pena recordar que “repetições” não significa que esteja sempre a fazer um exercício sem parar. Normalmente, vai fazer séries de exercícios, com algum tempo de descanso entre cada série. E, em princípio, quanto maior for a carga que está a carregar, maior será o tempo de descanso. Por outro lado, quando menor for a carga, mais vezes deve repetir cada um dos exercícios.
Além disso, os nossos profissionais salientam que não tem necessariamente que escolher um ou outro. A maioria das pessoas procura ambas as coisas – ganhar força e massa muscular – por isso pode alternar entre diferentes tipos de exercício e entre cargas. Fale com o seu personal trainer sobre os seus objetivos e siga os seus conselhos acerca do plano de treino. Por último, todos os personal trainers como quem falámos realçaram que a sua dieta influencia a sua capacidade de desenvolver massa muscular. Se está a seguir um plano de treino personalizado e não consegue os resultados que esperava, procure um nutricionista no Porto, um nutricionista em Lisboa ou no seu distrito através da Fixando.