
Depois de criar um hábito, é muito mais difícil corrigi-lo. Por isso, deixamos aqui 4 comportamentos que deve evitar que o seu cão adote e que deve corrigir de imediato!
Evite que o seu cão puxe a trela
A trela é a melhor maneira de manter o seu cão seguro enquanto passeia, especialmente dentro da cidade. Portanto, evite que o seu cão puxe a trela e corrija este comportamento. Habitue o seu cão à trela desde cedo e, quando tentar puxar a trela, páre o passeio. Mais: nunca deixe que o seu cão o ultrapasse e vá alternando a direção do passeio. Se quiser, pode contratar um treino de cães no Porto ou na sua cidade para que o treinador de cães o habitue a andar com a trela.
Evite que o cão peça comida à mesa
Quando está a almoçar e a jantar, é habitual que os cães peçam comida. Mas, por mais que lhe custe, resista. Evite que se habitue a este comportamento e nunca lhe dê comida à hora da refeição. Além disso, habitue o seu cão a comer sempre num sítio específico e a uma hora habitual. Se o acostumar a não pedir comida à mesa, também vai ser mais fácil levá-lo a um café ou a um restaurante.
Ensine o seu cão a ficar sozinho em casa
Muitos cães não conseguem ficar sozinhos e começam a latir durante o dia, enquanto os donos vão trabalhar. A melhor forma de evitar este comportamento é habituar o seu cão a passar algum tempo sozinho desde muito jovem. Comece por deixá-lo sozinho durante períodos curtos de tempo (10 minutos, 30 minutos) e vá aumentando até que se habitue à ideia de que a família volta sempre. Mas isso não significa que deve deixar o seu cão sozinho quando vai de féria! Procure um hotel para cães para cães na Fixando.
Evite a competição com outros animais de estimação
Se tem mais cães ou um gato, deve evitar que compitam entre si. Há várias formas de evitar este tipo de comportamento: apresente os animais um ao outro lentamente, deixe que se cheiram, tenha taças de água e comida diferentes para cada um e dê a mesma atenção a todos. Assim, evita a competição por comida e o “ataque” ao território de cada um, porque se conhecem lentamente.