Os gatos são animais meticulosos e tudo o que fazem em um motivo. Saiba quais são as principais razões que podem levar o seu gato a fazer chichi fora da caixa e resolva o problema!
Stress
Mais do que os cães, os gatos são animais de rotinas. Qualquer alteração é o suficiente para os deixar stressados! Se mudou de casa, mudou a caixa de areia de sítio, teve ou filho ou adoptou outro animal, este pode ser a razão por detrás desse comportamento. Dê tempo para que o seu gatinho se adapte e, sobretudo, mostre que o seu afeto não diminuiu!
Falta de atenção ou de comida
Por vezes, o gato pode urinar fora da caixa de areia como forma de protesto. Ou seja, quando se sente negligenciado pelos seus tutores ou quando quer mais comida, urina fora da casa para “chamar a atenção”. Contudo, é pouco provável que esta seja a primeira reação do gatinho: fique atento a outros sinais, como arranhar mais a mobília ou outras tentativas de chamar a atenção.
Problemas urinários
Infelizmente, nem sempre urinar fora da caixa se trata de uma situação psicológica. Fazer chichi fora da caixa pode ser um sintoma de um problema de saúde, nomeadamente no trato urinário. Fique atento ao seu comportamento (por exemplo, se mia ao fazer chichi, se a urina tem sangue, se está a beber mais água ou a urinar mais). Se nota mais do que um sintoma, procure um veterinário no Porto ou um veterinário em Lisboa para fazer um check-up completo.
A caixa está suja
Meticulosos, rotineiros e… exigentes. Se a caixa estiver suja, os gatos preferem fazer chichi noutro sítio. Não é por acaso que remexem tanto na areia para esconder as suas necessidades! Os gatos são extremamente higiénicos e gostam que a sua casa de banho esteja sempre impecável. Experimente limpar a caixa e trocar de areia – e até experimentar vários tipos de areia, já que alguns gatos são “peculiares” – para tentar resolver o problema.