Montar móveis sozinho: se não sabe, não invente

Está a pensar em redecorar a sua casa há meses e finalmente comprou os móveis com que sonhava? Vai finalmente mudar de casa? Parabéns! Agora, vamos a uma dose de realidade. 

Depois de receber os seus móveis em casa, precisa de montá-los. Talvez tenha pensado que montar os móveis vai ser uma pequena aventura, quase como montar um puzzle. Mas a cómoda não está bem fixa de lado, há uma gaveta que não desliza bem, uma peça que parece não encaixar em lado nenhum… Pois é, as aparências iludem! 

Se não sabe o que é:

  • um berbequim; 
  • uma bucha;
  • uma chave de fendas;
  • um aparafusador; 
  • nem a diferença entre um prego e um parafuso…

Não invente! 

Apesar de muitos móveis parecerem fáceis de montar em casa, nem tudo é o que parece. Embora um profissional consiga montar móveis em relativamente pouco tempo, para um leigo a situação muda de figura. Por isso, se está a pensar montar um guarda-fatos, uma cama ou os móveis de cozinha, pense duas vezes!

Tem materiais de proteção? Possui todas as ferramentas necessárias para montar os móveis em casa? Sabe usá-las corretamente? De certeza que o móvel pode ser montado por uma pessoa sozinha? Tem força para carregar as partes mais pesadas? Há espaço de manobra para montar o móvel diretamente no compartimento certo?

Se tem alguma dúvida sobre alguma destas perguntas, então já é um bom motivo para pedir ajuda a um profissional. Mesmo que não tenha contratado um serviço de transporte e montagem quando comprou o móvel, ainda vai a tempo: pode procurar alguém disponível para montar móveis na Fixando.

Talvez tenha pensado que os móveis vêm com ferramentas para montar, por exemplo. E, na maioria das vezes, é verdade. No entanto, estas ferramentas costumam ser rudimentares, pelo que a montagem vai ser mais difícil do que está à espera. Já não não mencionar que também vai demorar muito mais! 

Se não as quer comprar propositadamente, a melhor solução é procurar alguém que já disponha desse equipamento. Além disso, não seria a primeira vez que as grandes marcas de mobiliário enviam uma peça sem todas as ferramentas ou sem todos os materiais: falta-lhe um parafuso? Uma bucha? Se não tem materiais extra em casa, fica difícil.

Até porque, afinal de contas, não há necessidade de inventar! Na Fixando, dispomos de uma vasta carteira de profissionais especialistas em montagem de mobília. Pode contar com estes profissionais para o ajudar com a sua mudança ou para fazer a montagem de móveis novos.  

Aliás, temos até um serviço especializado de montagem de mobília da IKEA. Os profissionais registados nesta categoria conhecem os principais modelos na marca sueca e dispõem das ferramentas necessárias para instalá-los de forma segura. Não se esqueça que a maioria destes móveis devem ser pregados à parede, o que aumenta a dificuldade. 

Nestes casos, a experiência do profissional também é importante. A última coisa que quer fazer é pregar a parede ou em azulejos que estão mal colados ou onde passa um cano! Um profissional vai perceber se é seguro furar a parede e vai escolher o melhor sítio para que o furo não se note (por exemplo, a junta). 

Recomendamos que contrate sempre um serviço de montagem de móveis se:

  • precisa de montar um móvel complexo, como um beliche ou um estrado elevatório, e nunca fez nada do género sozinho;
  • quer de instalar um móvel suspenso (prateleiras, estantes, armários de casa de banho) ou de pregar um móvel à parede; 
  • o móvel é composto por grandes blocos de madeira e/ ou componentes pesados (roupeiro, mesas com tampo de vidro, entre outros); 
  • necessita de serviços de eletricidade e canalização (para ligar luzes LED, colocar torneiras, encastrar eletrodomésticos, etc).

Por último, relembramos que contratar um serviço de montagem de móveis lhe permite poupar tempo. Entre o tempo que vai demorar a perceber como montar as peças, a testar as ferramentas e a fazer a própria montagem, faça as contas. Quer mesmo passar as suas folgas ou as suas férias de Natal a montar móveis? Provavelmente, não.  E, felizmente, essa não é a sua única opção!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s