Se não sabe, não invente: como preencher o IRS

O prazo de entrega do IRS decorre de 1 de abril a 30 de junho. Por isso, se quer receber o seu reembolso tão cedo quanto possível, não perca tempo e prepare-se para preencher o IRS. 

Dúvidas comuns aos preencher o IRS

  • Decida se é melhor preencher o IRS em conjunto ou em separado. Para quem vive com um cônjuge, uma das primeiras coisas que tem de decidir é se é mais vantajoso preencher o IRS com conjunto ou em separado. De forma geral, a declaração conjunta é mais vantajosa. Mas, se está na dúvida, preencha o IRS das duas formas e faça o teste no simulador. 
  • Confirme quantos anexos tem de preencher. Um erro muito comum ao preencher o IRS é deixar um anexo por preencher. Consulte um contabilista para confirmar quantos anexos deve preencher. Se trabalha por conta de outrem, cada contribuinte (mesmo que preencha o IRS em conjunto), deve preencher o anexo A. Os trabalhadores independentes precisam de preencher o anexo B ou C e o SS. Verifique aqui quem precisa de preencher cada anexo do IRS.
  • Despesas que pode incluir com filhos. Em 2022, todos os filhos com menos de 26 anos que não aufiram rendimentos superiores ao salário mínimo são considerados dependentes. Isto significa que as despesas desses filhos também contam para o seu IRS e, muito provavelmente, consegue um reembolso maior.
  • Como declarar rendimentos em Portugal (se vive no estrangeiro) ou declarar rendimentos ganhos no estrangeiro (se vive em Portugal). Se viveu mais de 183 dias em Portugal, tem de entregar o IRS aqui. Caso também faça uma declaração de rendimentos noutro país, deve declarar o imposto pago nesse país. No entanto, esta é uma das questões em que deve consultar um contabilista.
  • Declarar rendimentos de um cônjuge falecido. Se um cônjuge faleceu em 2021, ainda pode englobar os seus rendimentos e despesas no IRS de 2022. Tem de preencher o IRS em conjunto pelos dois contribuintes. 

As respostas a estas perguntas podem fazer com que receba mais dinheiro – ou o contrário, com que tenha mais a pagar. Por isso, informe-se com cuidado, pesquise as suas opções ou procure um contabilista para preencher o IRS. 

⚠️ No entanto, tenha em consideração que os contabilistas certificados recomendam que o IRS não seja entregue nos primeiros 15 dias do mês. Porquê? Porque, todos os anos, há erros no software do IRS que só são corrigidos depois de serem testados em ambiente real. Isto significa que, por vezes, há erros no simulador durante os primeiros dias da entrega da declaração.

Por último, não se esqueça que esta altura do ano é “época alta” para os contabilistas! Por isso, não deixe para o último dia! Procure um contabilista agora e receba até 5 orçamentos nas próximas 48 horas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s