Não sabe, não invente: quando é preciso um capitão para o barco (skipper)?
A cena é de filme. Um dia de verão, arranca o motor do barco e ruma, com óculos de aviador e chapéu ao vento, até alto mar. Salta para água, nada um pouco, volta a bordo, toma uma bebida fresca, vê um pôr do Sol magnífico e é feliz para sempre.
A má notícia é que o verão não dura para sempre. Mas a boa notícia é que há cada vez mais empresas a alugar barcos em Portugal. Agora, pode alugar um barco no Porto para rumar Douro acima, um iate no Algarve para desfrutar das águas calmas do Sul ou um veleiro para fazer uma sunset party no estuário do Tejo.
Se o plano lhe agrada, só resta uma pergunta: pode mesmo conduzir a embarcação e dispensar o capitão do barco?
Quem pode conduzir um barco?
Vamos por partes. Primeiro, não é qualquer pessoa que pode conduzir um barco. Tal como quando alugar um carro, vão pedir-lhe uma carta de marinheiro para garantir que pode conduzir estes veículos. Depois, assim como a carta para automóveis, há algumas condicionantes, a saber:
- A carta de marinheiro só permite conduzir barcos de dia. Se quer regressar à noite, precisa de um capitão.
- A carta de marinheiro é uma carta de navegador de recreio. Isto quer dizer que os titulares só podem conduzir embarcações de recreio e não de pesca, por exemplo.
- A dimensão da embarcação varia segundo a idade do titular. Entre os 16 e os 18 anos, o titular da carta só pode conduzir embarcações até aos 6 metros de comprimento. A partir dos 18 anos, podem conduzir barcos até 12 metros de comprimento e até 30 cavalos, ou outra potência desde que tenha a devida certificação. Se precisa de um barco maior, vai ter mesmo de contratar um capitão de barco.
- A embarcação deve estar a um máximo de 3 milhas da costa e 10 milhas de um porto de abrigo. Além disso, é recomendável aprender as manobras da embarcação e rever as regras de segurança no mar, assim como técnicas de primeiros socorros.
Se não tem carta de marinheiro, ou se nunca conduziu uma embarcação semelhante, contrate um barco com skipper (um capitão) ou procure um capitão na Fixando. Clique aqui para encontrar um skipper ou um marinheiro em Portugal.
Porquê contratar um skipper?
No entanto, não ter carta de marinheiro não é o único motivo para contratar um skipper. Mesmo que possa conduzir um barco, contratar um capitão é a melhor forma de relaxar e aproveitar o passeio. Assim, não tem de se preocupar com nada! O capitão vai ao leme e controla a embarcação enquanto desfruta de um cocktail, da paisagem e da sua família e amigos.
Se está preocupado com o custo de contratar um capitão, consulte esta página para saber, em média, o preço de contratar um skipper. Os preços indicados baseiam-se nos orçamentos recebidos por outros clientes da Fixando para o serviço de skipper ou capitão de barco. Lembre-se que, se prosseguir com o pedido, vai receber até 5 orçamentos grátis.
Dar um passeio de barco é uma excelente forma de passar um dia diferente e de arrancar as suas férias em grande! Só precisa de garantir que o faz em segurança. Se não sabe, não invente: procure um skipper na Fixando e encontre um capitão que leve o seu barco a bom porto.