Guia de manutenção para a casa estação a estação

Manter a sua casa em bom estado parece uma tarefa que ocupa o ano inteiro. Para o ajudar a mantê-la limpa, prístina e funcional, organizamos as tarefas essenciais que precisa de executar durante o outono, inverno, primavera e verão de acordo com os especialistas da Fixando

Tarefas essenciais para a manutenção da casa por estação

Outono: prepare-se para os meses frios que aí vêm.

Termine as tarefas de verão para garantir que a sua casa está pronta para a quebra de temperaturas e para o clima mais rígido. 

  • Limpe as caleiras entupidas para prevenir danos de água e a acumulação de gero. 
  • Certifique-se que o sistema de aquecimento está a funcionar. Faça uma revisão da caldeira e troque os filtros se necessário. 
  • Verifique o isolamento das portas e das janelas para garantir que as correntes de ar de inverno ficam do lado de fora da casa e o calor permanece dentro.
  • Desligue o sistema de rega e as torneiras exteriores. Pesquise qual é a melhor forma de proteger os seus canos no seu clima ou encontre um especialista em instalações de sistema de rega no porto ou um especialista em instalações de sistema de rega em lisboa 
  • Teste a bomba de drenagem para evitar infiltrações nos pisos inferiores.
  • Averigue se o telhado tem furos ou buracos para evitar surpresas desagradáveis com as primeiras chuvas.

Inverno: arrange o interior da sua casa

Não deve fazer grandes remodelações no inverno. Mas agora é altura ideal para pegar naquele projeto de interiores que andou a adiar o ano todo. Além disso, o inverno significa que tem de estar tudo pronto para receber hóspedes no Natal.

Vejamos como preparar a sua casa:

  • Renove a pintura nas paredes, a menos que goste dos comentários da sua sogra sobre a sua escolha “tão interessante” de cores.
  • Contrate uma empregada de limpeza para fazer uma limpeza profunda da cozinha, casas de banho e quartos de hóspedes. Vai precisar de mais ajuda do que pensa para limpar o pó do serviço e copos que raramente usa.
  • Faça uma limpeza profissional dos tapetes antes dos seus hóspedes chegarem. Mas se tiverem filhos… espere até irem embora. 
  • Inspecione todas as ferragens. Verifique todas as fechaduras e portas-cadeado. Aperte os puxadores das portas, maçanetas e pregos desapertados. 
  • Limpe as cabeças de chuveiro. Ficam mais sujas do que pensa! Remova a cabeça do chuveiro e coloque-a numa bacia grande. Misture uma chávena de vinagre de vinho branco com três chávenas de água a ferver e verta sobre a cabeça de chuveiro. Deixe-a assim durante seis horas. 
  • Verifique e arranje o silicone da casa de banho. O silicone pode desgastar-se com o tempo, o que pode levar a infiltrações de água ou acumulação de bolor. Preste especial atenção às zonas onde o silicone costuma ficar molhado.
  • Ajuste a direção do ar no ar condicionado “para cima”. O ar condicionado vai levar o ar quente que se acumula no teto e espalhá-lo pela divisão.
  • Faça uma limpeza profissional do tanques sético antes de receber os hóspedes. Os hóspedes que recebe durante o Natal podem sobrecarregar a sua canalização, especialmente se for antiga. É recomendável limpar o tanque sético pelo menos uma vez a cada três anos. 

Primavera: prepare-se para o tempo quente.

A manutenção pós-inverno não se resume à “limpeza de primavera”. A sua casa já aguentou muito – chuva, neve, gele. Agora é tempo de se preparar para o calor sufocante de verão. 

  • Prepare o seu ar condicionado. Inspecione e troque os filtros do ar condicionado. Também pode contratar um especialista de ar condicionado para fazer uma revisão. 
  • Inspecione o exterior da sua casa. A tinta está a cascar? Tome nota de todas as reparações que precisa de fazer. Não se esqueça de verificar se há danos no telhado ou fugas. Se os danos ultrapassam as suas capacidades de DIY, contrate um profissional. 
  • Limpe as sarjetas, porque vai querer que funcionem bem quando começarem as chuvas. Abril, águas mil!
  • Limpe e inspecione as janelas. Componha ou substitua janelas em mau estado antes do verão. 

Verão: faça obras e melhorias no exterior. 

Agora que já não tem de se preocupar com o tempo imprevisível da primavera, passe o verão a arranjar o exterior da sua casa.

  • Faça uma limpeza com jatos de água ao exterior. Limpe as escadas, o alpendre e outras zonas exteriores para poder receber convidados e desfrutar do verão. 
  • Arranje e pinte muros, vedações e grades. A chuva pode deformar ou cascar a pintura. 
  • Limpe a garagem. Quem sabe o que está escondido para lá?
  • Mude a posição das ventoinhas ou ar condicionados no teto. Coloque-as na posição “para baixo” para que funcionem contra o sentido do relógio. Isso vai puxar o ar fresco e ajudar o ar quente a subir.

Quanto custa contratar um especialista para reparação e manutenção residencial? 

Um especialista pode ajudar com todo o tipo de projetos para a sua casa – de reparações a instalações, manutenção, pintura, limpeza e arrumação. Os especialistas podem ser profissionais freelancer ou trabalhar com uma empresa de remodelações. A maioria dos especialistas prefere discutir o projeto em pessoa antes de dar um orçamento completo. No entanto, na Fixando pode encontrar especialistas em remodelações em lisboa, remodelações no porto ou  na zona onde vive e receber até 5 orçamentos grátis.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s