Guia de sobrevivência de mães ocupadas.

Ser mãe requer poderes de multitasking à séria. Quem mais consegue atender uma chamada de trabalho enquanto trata do jantar, ajuda com os trabalhos de casa, arruma a despensa, limpa o forno e pesquisa como arranjar uma fuga de água na torneira ao mesmo tempo? 

Ainda assim, não há horas suficientes num dia, ou dias suficientes durante uma semana, para fazer tudo sem perder a cabeça. 

Então, talvez o segredo seja parar de tentar fazer tudo sozinha e arranjar um núcleo duro de apoio. Aqui estão algumas ideias rápidas para a ajudar a manter a sanidade mental! 

#1 Marque uma massagem.

Trabalha imenso. Todos os dias. Todo o ano. Arranjar tempo para uma massagem trimestral (ou mensal ou semanal) não é um guilty pleasure  – é uma prioridade parental. Porque quando está relaxada e pronta a enfrentar todos os altos e baixos de trabalhar e ser mãe, ou até de ser uma mãe a tempo inteiro, toda a família beneficia. Tudo o que precisa é da massagista certa. 

#2 Deixe que outra pessoa cozinha.

Até a refeição mais rápida e fácil de preparar pode ser uma canseira quando trabalha demais e se sente exausta. Então, tire uma noite de folga (ou duas). Abra uma garrafa de vinho, sente-se no sofá e entregue a sua cozinha a um chef ao domicílio que se especializa em preparar comida para toda a família. 

#3 Contrate uma empregada de limpeza.

A menos que goste mesmo, mesmo de limpar a casa para aliviar o stress, contratar uma empregada de limpeza é lógico. Imagine, sai para trabalhar, tratar de recados, fazer voluntariado e a casa está um pandemónio. Mas chega a casa e está tudo limpo – o chão, janelas, espelhos, banheiras – sem ter de esfregar, aspirar, passar a esfregona ou limpar o pó. Magia! Encontre a sua empregada de limpeza no porto ou uma empregada de limpeza em lisboa

#4 Contrate um especialista para tudo

Se calhar precisa de pintar um compartimento, de arranjar uma lâmpada ou de montar o novo guarda-fatos do seu filho. Sim, provavelmente conseguia fazer todas essas coisas sozinha se se empenhasse, mas quer fazê-las? Encontrar um profissional deixa-lhe mais tempo livre para outras coisas – como fazer uma massagem. Não sabe? Não invente. Chame um especialista!

#5 Arranje o seu próprio departamento de TI.

Partilhar música em família, definir controlos parentais, exibir o ecrã de outros dispositivos, bloqueio de websites, monitorizar das redes sociais – se ler estas palavras já lhe causa ansiedade, é altura de procurar um especialista em informática. Um especialista em TI pode resolver os seus principais problemas e ensiná-la a navegar o mundo digital da sua família.  

#6 Faça exercício regularmente. 

Verdade: é difícil arranjar tempo para fazer exercício. 

Também verdade: se não faz exercício, o seu nível de stress aumenta, só lhe apetece chocolate e tudo o resto se torna mais difícil.

Se o tempo que demora a chegar ao ginásio é a sua razão para não fazer exercício, encontre um personal trainer em lisboa, personal trainer no porto ou instrutor de yoga que possa ir até ao seu domicílio e ajustar-se ao seu horário.

#7 Experimente reorganizar-se.

Se a desordem se instala antes de dar conta – pilhas de sapatos na porta, pilhas de brinquedos em todo o lado, pilhas de papel no seu escritório, pilhas de roupas no armário, pilhas de sabe-se lá o quê na garagem. Um organizador de casas profissional pode ajudar a ordenar o caos, desfazer-se de coisas que já não precisa e criar um sistema que vai funcionar para a sua família na vida real.

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