Se não sabe, não invente: restrições alimentares

Quer deixar de comer glúten ou de beber leite? Vai adotar uma dieta keto, paleo, uma dieta proteica ou rica em fibras? Qualquer alteração na sua alimentação vai ter efeitos no seu corpo em pouco tempo. Por isso mesmo, qualquer mudança na sua dieta deve ser bem ponderada – especialmente se quer deixar de consumir determinados alimentos. Então, como lidar com restrições alimentares?

Restrições alimentares: o que fazer?

Se calhar acha que as couves lhe caem sempre mal. Ou que o glúten provoca inchaço. Mas, antes de cortar grupos alimentares inteiros, discuta a decisão com o seu médico e fale com um nutricionista. Só um nutricionista é que lhe pode dar sugestões para garantir que, mesmo com restrições, a sua dieta é completa e equilibrada. Por exemplo, se deixar de consumir laticínios, vai aprender que alimentos deve procurar para ingerir o cálcio suficiente.

Mas substituir os laticínios ou evitar o glúten não são as alterações mais profundas na sua dieta. Felizmente, há boas alternativas para ambos! Deixar de consumir proteína animal, eliminar determinadas frutas ou vegetais, reduzir a quantidade de fibra ou quantidade de gordura que come tem um impacto maior na ingestão de vitaminas e sais minerais.

Se tem um problema digestivo, como o síndrome do cólon irritável, e lhe sugeriram uma dieta baixa em FODMAPs e em fibra, precisa de falar com um profissional. Se tem um problema renal e precisa de limitar a quantidade de água que ingere, acontece o mesmo. Dentro das suas restrições, precisa de encontrar um equilíbrio que garante a ingestão de todos os amino ácidos essenciais, vitaminas e minerais. 

Porquê ir a um nutricionista?

Caso tenha dificuldade em manter uma dieta variada e equilibrada, o nutricionista também é a melhor pessoa para indicar os suplementos alimentares adequados. Embora muitos suplementos pareçam completamente naturais, algumas plantas podem ter efeitos secundários – especialmente quando consumidas em excesso ou sem necessidade.

Outra vantagem de ir a um nutricionista são sugestões práticas que pode aplicar nas suas receitas. Talvez tenha visto que a aveia e a chia são boas fontes de fibra e boas opções para o pequeno-almoço. Mas quanto pode comer de cada uma? E coo as deve cozinhar para serem absorvidas facilmente? Com que frutas as pode combinar?

Isto porque nem tudo é o que parece, claro. Há visto dezenas de receitas “fit” com banana e manteiga de amendoim. Só que a manteiga de amendoim é altamente calórica, assim como a banana. Em muitos casos, as receitas fit são adequadas se quer ganhar massa muscular – mas não são as mais indicadas se precisa de ter um défice calórico para perder peso.

Vale a pena fazer testes de intolerâncias alimentares?

Nem todos somos intolerantes ao glúten (doentes celíacos) ou alérgicos. Porém, algumas pessoas são sensíveis ao glúten. E isto acontece com imensos alimentos! Por isso, pode fazer testes de intolerâncias alimentares, que tentam medir a resposta do seu sistema imunitário a determinados alimentos. Algumas pessoas têm uma resposta ao gluten, outras à frutose, a conservantes, corantes, etc.

No entanto, a eficácia destes testes é questionada por muitos médicos e até pelo NHS, o Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido. Em vez de fazer este tipo de testes, a recomendação do NHS é falar com um nutricionista para fazer uma dieta leve. Depois, vai reintroduzindo alimentos na dieta até perceber que alimentos (ou grupos de alimentos) despoletam mau estar.

Lembre-se que é importante ter uma dieta variada. Este método é a melhor forma de evitar restrições alimentares sem motivo! Se não sabe, não invente: antes de mudar a sua rotina alimentar ou restringir alimentos, fale com um nutricionista. Encontre nutricionistas no Porto e nutricionistas em Lisboa através da Fixando e confie num profissional! 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s