Se não sabe, não invente: aquecer a casa

Nove em cada dez portugueses não está confortável com a temperatura dentro de casa. Na Europa, somos dos que mais sofremos com a pobreza energética. A maioria das casas não tem um bom isolamento térmico, e a fatura enérgica quando ligamos o aquecimento é demasiado alta. Por isso, nesta altura do ano, todos procuramos soluções alternativas para aquecer a casa no Inverno.

Algumas pessoas recorrem a métodos perigosos para aquecer a casa (como usar um grelhador, churrasqueira ou braseira). Outras ponderam mudar as janelas ou até fechar a caixa dos estores, para evitar que o frio entre em casa. O grande senão destas pequenas remodelações é que, se não ficarem bem feitas, também não lhe resolvem o problema. 

Trocar as janelas: será resolve mesmo o problema para aquecer a casa?

Infelizmente, a solução não é tão simples como mudar de janelas de alumínio para janelas de PVC; de vidro simples para vidro duplo; ou até de uma só janela para janela dupla. É importante saber escolher a caixilharia, o vidro e o melhor tipo de janela para o clima da zona onde mora. Consulte aqui um guia técnico para escolher a janela mais eficiente para a sua casa.

Se for possível, não se limite a procurar as janelas numa grande superfície e procure um profissional. Normalmente, o especialista vai pedir para fazer uma medida ao local. Durante a visita, não só tira as medidas exatas, como pode sugerir as melhores opções para a sua casa. Encontre aqui profissionais de instalação de janelas em PVC ou instalação de janelas em alumínio.

Isolar melhor as janelas e caixa de estores: torna mesmo a casa mais quente?

É verdade que as caixas de estores são pontos de entrada de frio (e saída de calor). Se ainda tem dúvidas, basta pegar numa vela, aproximá-la da janela, e ver como o vento afeta a chama. Esse é um excelente método para perceber que zonas é que tem de isolar. Mas calma: não vale a pena fechar completamente a caixa dos estores, porque nesse caso arrisca-se a ficar sem ventilação.

No entanto, pode arranjar espuma para a caixa dos estores, colocar fitas de isolamento nas portas ou nas borrachas gastas, ou até usar película de plástico junto a rachaduras e outras zonas expostas. Estas soluções, ainda que prosaicas, podem fazer uma diferença no seu conforto térmico. Se precisar de ajuda em algum destes pontos, encontre alguém para fazer biscates por toda a casa.

Como evitar sentir tanto frio em casa?

A primeira dica, e a mais óbvia, é aproveitar o Sol. Quando há Sol, deixe-o entrar em sua casa. Depois, feche as persianas e as cortinas assim que cair a noite. Por falar em cortinas, vale a pena investir em cortinas grossas, estilo black-out. Não só são excelentes nos meses de Verão, como também ajudam a bloquear o frio nos dias de Inverno.

A única exceção a esta regra é quando está a cozinhar, a tomar banho ou em momentos de muita atividade doméstica. Se não houver ventilação nenhuma, o vapor de água vai concentrar-se nos vidros e nos tetos, o que gera problemas de humidade, bolor e aumenta a sensação de frio. No caso de estar mesmo muito frio e não poder abrir a janela, use um desumidificador. 

E se colocar aquecimento em casa?

Instalar aquecimento em casa é a melhor forma de manter uma temperatura amena, mas terá sempre despesas com o combustível (eletricidade, o gás, o gasóleo ou os pellets). A boa notícia é que, apesar de tudo, pode poupar combustível com uma boa instalação. Tudo depende da localização dos radiadores (ou da caixa de ar condicionado) e a dimensão (ou potência) dos mesmos.

Mais uma vez, se quer instalar radiadores ou um sistema de ar condicionado, pode encontrar profissionais para pôr aquecimento em casa. Igualmente importante (e aqui vai uma dica extra para quem já tem aquecimento!) é a manutenção dos equipamentos. Por exemplo, os radiadores devem “sangrar” e o ar condicionado deve ser limpo todos os anos.

Gostou? Se não sabe, não invente. Há muitas formas de manter a sua casa mais quente, não precisa de arriscar com soluções perigosas. Encontre todos os profissionais de que precisa na Fixando e deixe de tiritar!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s