Se não sabe, não invente: remodelação de casa de banho 

da montagem.

Se não sabe, não invente. Em vez de arriscar uma infiltração de água, procure na Fixando. Encontre um canalizar perto de si, serviços de pichelaria no Porto ou serviços de canalização em Lisboa num abrir e piscar e olhos e renove a sua casa da banho da maneira que sempre sonhou, mas como menos complicações. 

Com a subida dos preços da mão de obra e dos materiais, há cada vez mais pessoas que se aventuram no DIY (o famoso “faça você mesmo” em Português) e fazem remodelações em casa sozinhas. Mas será que pode fazer a remodelação da casa de banho sem contratar profissionais? 

Se procurar online, vai encontrar dezenas de tutoriais sobre tudo o que precisa para remodelar a casa de banho. Pintar azulejos, substituir azulejos, colocar silicone à volta da sanita, do bidé e da banheira/ base de duche, e até como tirar a banheira. O problema é que nem sempre tudo é tão fácil como parece, porque não sabemos o que vamos encontrar ao começar a trabalhar — especialmente nas casas mais antigas, que são as que mais precisam de remodelação. 

Há alguns trabalhos fáceis, como pintar os azulejos, que se prestam bem ao DIY. Se comprar tinta apropriada para azulejos numa loja de bricolage, basta dar duas demão para cobrir o padrão e a cor antigas! Trocar o espelho, o telefone do chuveiro ou até o silicone também são trabalhos de dificuldade baixa, que pode fazer desde que tenha as ferramentas apropriadas (por exemplo, a pistola para colocar silicone).

No entanto, sempre que precisa de mexer na canalização ou ligar ao sifão, o grau de dificuldade aumenta. Um amador pode não instalar bem a torneira. Um vaso de expansão mal calibrado para a pressão água pode fazer com as válvulas vertem. Se o  ângulo que o cano faz para o sifão for errado, a água escorre bem (é por isso, aliás, que nem sempre é possível assentar a base de duche no chão). As possibilidades de correr mal são quase infinitas.

Afinal de contas, não há duas casas de banho iguais! Quando começar a mexer em sua casa, vai perceber que não está construída exatamente o que a que viu no Youtube. É preciso perceber do assunto, e não apenas copiar aquilo que viu. 

Já quando falamos da banheira, a dificuldade aumenta ainda mais. Não só porque é difícil remover a banheira da posição original, mas sobretudo porque é preciso impermeabilizar bem toda a área da banheira, ou arrisca-se a que um dia a água comece a aparecer no teto do vizinho… E não é garantido que o seguro da casa cubra os estragos causados por um trabalho amador! Para não falar, claro, da sua relação com os vizinhos. 

Para mexer no revestimento das paredes, precisa de saber encontrar os canos e medir a profundidade das paredes. Caso contrário, pode acabar por furar onde não deve e rebentar um cano (ou até abrir uma passagem para outro compartimento, se quiser embutir alguma coisa na parede do chuveiro!). Sempre que mexer na parede tem de ter cuidado redobrado, mesmo que seja para colocar algo tão simples como um toalheiro. 

Aliás, mesmo pôr um novo revestimento em cima do anterior não é tão simples como parece. Tem de saber alinhar as juntas para ficar com bom aspeto e emassar bem para que a humidade não passe pelas paredes. Quanto ao silicone, escolha uma versão hidrófuga para evitar que fique preto com bolor. E o resguardo do chuveiro, esse então é mesmo melhor deixar para os profissionais. As melhores marcas até já incluem o preço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s