Não sabe, não invente: hipnose! 

Se tem um problema por resolver e já tentou todas as soluções convencionais, agora está disposto a tentar de tudo. Depressão, deixar de fumar, problemas intestinais, perder peso… Por mais que tente diferentes medicamentos, diferentes dietas, nada parece ter efeito a longo prazo. Mas se procurar online, naquelas alturas em que “está por tudo”,  vai encontrar várias terapias alternativas, incluindo a hipnose.

O que é a hipnose?

Uma das terapias alternativas que vai encontrar é a hipnose ou hipnoterapia (não confundir com hipnotismo!). A hipnose terapêutica é um estado consciente mas de relaxamento profundo, algo intermédio entre estar a dormir profundamente e estar acordado. Neste estado, a pessoa hipnotizada tem uma perceção sensorial diferente e é permeável a assimilação de novas informações. 

Por isso, antes que pergunte, o terapeuta não o vai pôr a fazer o pino ou a imitar uma galinha a cacarejar – isso é hipnotismo. Na hipoterapia terapêutica, o objetivo é que o cérebro fique sugestionado para uma determinada ação (como deixar de fumar, por exemplo). Existe também a hipnose regressiva, cujo objetivo é recordar-se de coisas que o seu cérebro, por precaução, “apagou”.

Se procurar, vai encontrar vários recursos online sobre hipnoterapia. Pode até encontrar sessões pré-gravadas ou sessões online. No entanto, é melhor não inventar. Se quer experimentar fazer hipnoterapia, hipnose clínica ou hipnose regressiva, é melhor fazer as sessões presencialmente e sempre guiado por um profissional experiente. Caso contrário, as sessões não vão ter a eficácia desejada.

A hipnose funciona?

Mas qual é a eficácia da hipnoterapia, pergunta? Ainda não há muitos estudos sobre a eficácia da hipnoterapia, mas os que existem são muito promissores. Quando o cérebro fica sugestionado a fazer algo durante um estado de hipnose, é mais fácil superar crenças enraizadas na mente, ultrapassar hábitos antigos ou crenças limitantes. E a nossa mente é muito mais forte do que parece!

Há vários estudos que sugerem que a hipnoterapia dirigida ao intestino pode aliviar o síndrome de intestino irritável (SII). Até 70% dos pacientes notam uma redução dos sintomas, que é uma taxa semelhante ao alívio proporcionado às dietas mais comuns para o tratamento da SII, como a dieta baixa em FODMAPs. Muitos pacientes utilizam a dieta em conjunto com a hipnose para tratar a doença.

Em relação a deixar de fumar, a maioria dos estudos não são controlados. No entanto, muitas vezes uma só sessão foi o suficiente para que 20-35% dos pacientes (dependendo do estudo) deixassem de fumar durante 6 meses. É uma solução mais económica do que experimentar todas as pastilhas de nicotina que vendem na sua farmácia, e de qualquer forma não custa tentar.

Já para tratar a ansiedade – Portugal é o terceiro país da Europa com mais casos de depressão e ansiedade – há estudos que demonstram que 79% dos pacientes sentiram melhorias. No entanto, outros estudos alertam que o tratamento para a ansiedade é mais eficaz em combinação com outras terapias, pelo que é algo que deve discutir com o seu psicoterapeuta.

Obviamente, estes resultados são obtidos quando a hipnoterapia é realizada por um profissional qualificado e experiente. Embora seja considerada uma “terapia alternativa”, a hipnose tem uma base científica por detrás. Pode até consultar a Associação de Hipnose Clínica em Portugal para perceber como funciona e ver uma lista de alguns terapeutas qualificados em hipnose.

Na Fixando também pode encontrar vários psicoterapeutas, incluindo profissionais especializados em hipnoterapia em Portugal. Pode até pedir uma segunda opinião! Por isso, antes de entrar em desespero e gastar dinheiro com terapias que não têm resultados comprovados, procure terapias alternativas que são, realmente, uma alternativa para tratar os seus problemas. 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s