O que é ser freelancer profissional?

Como é ser freelancer profissional?

Hoje em dia, não é estranho ouvir dizer que “fulano é freelancer” ou conhecer alguém que é freelancer. Mas afinal, o que é isto de ser freelancer profissional? Será que se devia tornar Freelancer? Será que ser freelancer é indicado para si? 

Ser freelancer significa, em termos práticos, trabalhar por conta própria. Antigamente, algumas pessoas conjugavam trabalhos por conta de outrem com ou outro trabalho esporádicos em regime freelance. Só em algumas profissões, como em fotografia ou jornalismo, era habitual encontrar profissionais freelance que vendiam os seus trabalhos a diferentes media, sem terem contrato com nenhuma entidade.

No entanto, e em parte devido à flexibilidade fiscal permitida pelos recibos verdes, hoje há cada vez mais pessoas que trabalham em regime freelance, desde topógrafos a designers, passando por tradutores e programadores. De um modo geral, são funções que as empresas podem outsource e profissões que não exigem trabalhar sempre em equipa. O freelancer, claro, não tem qualquer vínculo com a empresa. 

Isto é extremamente vantajoso para as empresas que têm cargas de trabalho muito variáveis ou que não têm um volume de trabalho que justifique contratar alguém a full time, o que justifica a popularidade deste regime de trabalho. Por outro lado, o freelancer pode negociar os seus próprios termos (honorários, horários, etc.) e partir a qualquer momento para outro projeto que lhe pareça mais aliciante. 

No entanto, a falta de contratos também faz com que os freelancers estejam constantemente à procura de novos trabalhos e novos clientes. Procurar clientes ocupa tempo — é preciso encontrar interessados, perceber o que procuram, o que lhes interessa e preparar um orçamento — que é algo que nem sempre sobra aos freelancers. Afinal, tempo é dinheiro: parados, estes profissionais não têm qualquer apoio ou remuneração. 

É por isso que plataformas como a Fixando são uma mais-valia para quem trabalha por conta própria, como os freelancers. Quando alguém procura um serviço, responde logo a um conjunto de perguntas que permitem ter uma noção imediata do que procuram. Isto poupa tempo ao freelancer, que agora só tem de preparar o orçamento; e também às empresas, que muitas vezes nem sabem por onde começar a procurar. 

Se está a pensar dar um giro na sua carreira e tornar-se freelancer, mas não tem um grande networking nem sabe como chegar a quem precisa dos seus serviços, comece por experimentar com 15 créditos grátis.

Procura ajuda noutra área? Veja o que temos reservado para si!

Fixando

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s